Lançado oficialmente nesta terça-feira (12 de julho), o e-Delivery chega ao mercado brasileiro com a força da marca Volkswagen e a condição de ser o primeiro caminhão movido a bateria fabricado no País em larga escala.

O caminhão elétrico é uma tendência mundial da indústria automotiva em todo o mundo e tem entre seus maiores diferenciais em relação aos modelos convencionais movidos a diesel o fato de não emitirem de gás carbônico.

Pelas expectativas da indústria automotiva em todo o mundo, até 2030 a frota elétrica de veículos comerciais será superior a 20 milhões de unidades em operação. A meta até 2025 é reduzir em 30% as emissões e zerá-las completamente até 2050.

No caso da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o Grupo TRATON, ao qual a montadora pertence, está investindo 1,6 bilhão de dólares em veículos elétricos até 2025.

IMG 4277 scaled
Produzido nas versões de 11 e 14 toneladas, o e-Delivery estreia com vendas de mais de 100 unidades para grandes embarcadores

Assim como na Europa, os transportadores brasileiros já estão aderindo aos caminhões elétricos para distribuição em centros urbanos. O modelo da Volkswagen estreia no mercado brasileiro com vendas fechadas de mais de 100 unidades para grandes embarcadores.

Um deles é a Cervejaria Ambev, a aquisição de um lote de 100 unidades já confirmado cuja entrega será concluída até outubro. A Coca-Cola Femsa Brasil, por sua vez, fechou a compra  de 20 unidades a serem  entregues até o final do ano.

De acordo com o vice-presidente de vendas e marketing da VWCO, Ricardo Alouche, hoje são 59 empresas interessadas no e-Delivery. A meta traçada para este ano é entregar o lote da Ambev e outras 100 unidades destinadas à pré-venda.

Disponibilizado nas versões para 11 e 14 toneladas de PBT, e 300kw de potência (400cv), o Volkswagen elétrico já começou a ser entregue hoje à rede de concessionários da marca localizados nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

IMG 4220 scaled
Motor elétrico gera 300Kw, equivalente a 220cv de potência

O e-Delivery chegou ao mercado após período de testes de três anos de testes em operação real e mais de 45 mil quilômetros rodados. Com preço não revelado (maior que a versão a diesel), sem custo com diesel e com menos peças, o veículo tem menos custo de manutenção.

“A diferença a maior no preço inicial pode ser recuperada em cinco anos, porque o custo de propriedade do caminhão elétrico é inferior ao do caminhão a diesel”, disse Alouche.

Produzido na mesma linha de montagem dos modelos convencionais, o e-Delivery recebe as baterias em uma área exclusiva para eletrificação, a -Shop, o coração da montagem elétrica, onde o veículo é energizado pela primeira vez.

A produção do modelo elétrico se presta de todos os processos da indústria 4.0 aplicados pela VWCO para a fabricação de toda a linha Delivery, com 60% de automação na armação da cabine, processo já aplicado desde o lançamento da nova família.

IMG 3803 principal scaled
Modelos foram testados em operação real pelo período de três anos

De acordo com a engenharia da VWCO, o veículo conta com cerca de 100 sensores e controles eletrônicos para torna-lo mais eficiente. Entre as soluções se destacam a regeneração da energia de frenagem  aos comandos para o ar-condicionado mais eficazes pelo modo automático ou por escolha do motorista.

O sistema de regeneração das baterias é capaz de recuperar até 43% da energia durante a frenagem, utilizada para recarregar as baterias.  “O freio regenerativo auxilia o freio de serviço de maneira a prover máxima desaceleração do veículo e menor desgaste dos componentes, o que reduz de modo significativo o custo de manutenção e aumenta a disponibilidade do veículo na operação”, explicou o diretor de engenharia da VWCO, Rodrigo Chaves.

Ainda de acordo com Chaves, a partir de uma tecla no painel, o condutor pode escolher entre três estágios, variando a intensidade de atuação do sistema.

IMG 2529 principal scaled
Produção do modelo elétrico se presta de todos os processos da indústria 4.0 aplicados pela VWCO para a fabricação de toda a linha Delivery

Outro diferencial destacado no e-Delivery é o Eco-Drive Mode, acionado pelo motorista quando necessita economizar bateria. “Com esse comando o veículo ajusta automaticamente sua performance na operação, entregando somente o necessário e aumentando sua autonomia”, complementou.

Um quesito de segurança do e-Delivery é o controle de tração feito por sensores eletrônicos que monitoram constantemente sua trajetória. A qualquer sinal de redução de aderência dos pneus, o sistema ativa automaticamente os freios para ajustar o torque do motor, recuperar o atrito ao solo ter o movimento controlado.

As baterias, por sua vez, têm maior resistência a temperaturas mais altas e sua construção também garante proteção contra água.  Durante as sessões de recarga, a tomada é mantida travada para garantir a segurança.

De acordo com a VWCO, o veículo pode ser recarregado em qualquer condição climática. Faça sol ou chuva, não há perigo para o usuário em operar este caminhão elétrico.

E, em caso de qualquer sinal anomalia durante o carregamento, o fluxo é automaticamente interrompido e a causa pode ser identificada pelo computador de bordo.