Lançado oficialmente nesta terça-feira (12 de julho), o e-Delivery chega ao mercado brasileiro com a força da marca Volkswagen e a condição de ser o primeiro caminhão movido a bateria fabricado no País em larga escala.
O caminhão elétrico é uma tendência mundial da indústria automotiva em todo o mundo e tem entre seus maiores diferenciais em relação aos modelos convencionais movidos a diesel o fato de não emitirem de gás carbônico.
Pelas expectativas da indústria automotiva em todo o mundo, até 2030 a frota elétrica de veículos comerciais será superior a 20 milhões de unidades em operação. A meta até 2025 é reduzir em 30% as emissões e zerá-las completamente até 2050.
No caso da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o Grupo TRATON, ao qual a montadora pertence, está investindo 1,6 bilhão de dólares em veículos elétricos até 2025.
Assim como na Europa, os transportadores brasileiros já estão aderindo aos caminhões elétricos para distribuição em centros urbanos. O modelo da Volkswagen estreia no mercado brasileiro com vendas fechadas de mais de 100 unidades para grandes embarcadores.
Um deles é a Cervejaria Ambev, a aquisição de um lote de 100 unidades já confirmado cuja entrega será concluída até outubro. A Coca-Cola Femsa Brasil, por sua vez, fechou a compra de 20 unidades a serem entregues até o final do ano.
De acordo com o vice-presidente de vendas e marketing da VWCO, Ricardo Alouche, hoje são 59 empresas interessadas no e-Delivery. A meta traçada para este ano é entregar o lote da Ambev e outras 100 unidades destinadas à pré-venda.
Disponibilizado nas versões para 11 e 14 toneladas de PBT, e 300kw de potência (400cv), o Volkswagen elétrico já começou a ser entregue hoje à rede de concessionários da marca localizados nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
O e-Delivery chegou ao mercado após período de testes de três anos de testes em operação real e mais de 45 mil quilômetros rodados. Com preço não revelado (maior que a versão a diesel), sem custo com diesel e com menos peças, o veículo tem menos custo de manutenção.
“A diferença a maior no preço inicial pode ser recuperada em cinco anos, porque o custo de propriedade do caminhão elétrico é inferior ao do caminhão a diesel”, disse Alouche.
Produzido na mesma linha de montagem dos modelos convencionais, o e-Delivery recebe as baterias em uma área exclusiva para eletrificação, a -Shop, o coração da montagem elétrica, onde o veículo é energizado pela primeira vez.
A produção do modelo elétrico se presta de todos os processos da indústria 4.0 aplicados pela VWCO para a fabricação de toda a linha Delivery, com 60% de automação na armação da cabine, processo já aplicado desde o lançamento da nova família.
De acordo com a engenharia da VWCO, o veículo conta com cerca de 100 sensores e controles eletrônicos para torna-lo mais eficiente. Entre as soluções se destacam a regeneração da energia de frenagem aos comandos para o ar-condicionado mais eficazes pelo modo automático ou por escolha do motorista.
O sistema de regeneração das baterias é capaz de recuperar até 43% da energia durante a frenagem, utilizada para recarregar as baterias. “O freio regenerativo auxilia o freio de serviço de maneira a prover máxima desaceleração do veículo e menor desgaste dos componentes, o que reduz de modo significativo o custo de manutenção e aumenta a disponibilidade do veículo na operação”, explicou o diretor de engenharia da VWCO, Rodrigo Chaves.
Ainda de acordo com Chaves, a partir de uma tecla no painel, o condutor pode escolher entre três estágios, variando a intensidade de atuação do sistema.
Outro diferencial destacado no e-Delivery é o Eco-Drive Mode, acionado pelo motorista quando necessita economizar bateria. “Com esse comando o veículo ajusta automaticamente sua performance na operação, entregando somente o necessário e aumentando sua autonomia”, complementou.
Um quesito de segurança do e-Delivery é o controle de tração feito por sensores eletrônicos que monitoram constantemente sua trajetória. A qualquer sinal de redução de aderência dos pneus, o sistema ativa automaticamente os freios para ajustar o torque do motor, recuperar o atrito ao solo ter o movimento controlado.
As baterias, por sua vez, têm maior resistência a temperaturas mais altas e sua construção também garante proteção contra água. Durante as sessões de recarga, a tomada é mantida travada para garantir a segurança.
De acordo com a VWCO, o veículo pode ser recarregado em qualquer condição climática. Faça sol ou chuva, não há perigo para o usuário em operar este caminhão elétrico.
E, em caso de qualquer sinal anomalia durante o carregamento, o fluxo é automaticamente interrompido e a causa pode ser identificada pelo computador de bordo.