Depois da versão City, apresentada em junho deste ano para segmentos de distribuição urbana e regional, a Volvo continua sua estratégia de reforçar a linha VM, que atualmente já detém 12% de partcicipação no segmento de semipesados.

Desta vez, o lançamento é de um modelo direcionado à construção, o  VM Light Mixer betoneira, para concorrer num mercado que entre janeiro e setembro registrou aumento de 58% nas vendas.

Clóvis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo, destaca que a participação da Volvo no segmento de vocacionais para a construção aumentou 6,5% percentuais desde o início do ano, chegando a quase 17,8% em agosto, ante os 11,3% de participação registrados nos primeiros oito meses de 2019.

De acom com ele, com o novo VM Light Mixer a Volvo quer conquistar ainda mais espaço  no segmento, justamente num momento em que a demanda por este tipo de veículo está em alta e o setor dá sinais de recuperação contínua.

Produzido com motor de 270cv e configuração de eixos 8×4, o principal diferencial deste novo produto em relação ao tradicional é a redução de peso. De acordo com o gerente de engenharia de vendas de caminhões, Jeseniel Valério, a redução de tara desse novo VM é de 8.820 kg para 7.920 Kg (900 kg a menos) que a versão tradicional.

Volvo VM Light Mixer 17 scaled
Para redução de peso a Volvo adotou pneus  nas medidas 275/80 22.5 de uso misto adotados para o VM Light Mixer. O para-choque e o chassi são em aço mais leve de alta resistência

Para atingir essa redução de peso a engenharia da Volvo trabalhou em vários pontos do veículo. O para-choque e o chassi, por exemplo, são produzidos com ligas de aço mais leves e resistentes.

Os pneus adotados para o VM Light Mixer são nas medidas 275/80 22.5 de uso misto e a transmissão manual de 9 velocidades ficou 170kg mais leve.  Ainda como solução opcional para deixar o veículo mais leve, as rodas em alumínio reduzem até 220 kg.

Com a nova betoneira Liebherr, projetada para ganho de peso, a tara total do VM Light Mixer chega a 11.650kg. Valério destaca que esta tara total (caminhão mais betoneira) foi reduzida em quase 2.500kg, possibilitando o transporte de 1 metro cúbico a mais de concreto sem ferir a lei da balança.

Outros detalhes técnicos do caminhão estão no entre-eixos de 4.550mm para melhor distribuição de peso da betoneira e suspensão traseira com molas parabólicas molas traseiras. Opcionalmente escape do motor na posição vertical, para operações em terrenos mais acidentados.

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Jeseniel Valério explica que a tara do caminhão do novo VM foi reduzida em quase 2.500kg, possibilitando o transporte de 1m³ a mais de concreto sem ferir a Lei da Balança

O novo VM sai de fábrica equipado com 4º eixo direcional instalado na linha de montagem da Volvo. “Projetamos um eixo direcional de verdade, que diminui o arraste dos pneus e permite manobras em raios curtos, comuns em canteiros de obra”, acrescenta Valério.

Opcionalmente esse eixo pode ser equipado com sistema suspensor, para trechos em que o caminhão roda vazio ou em eventuais manobras e também com tanques de combustível de 200 litros e de Arla32 de 50 litros.

A cabine por sua vez é do tipo diurna (curta), especialmente por que o veículo foi projetado para operações de transporte entre usinas de concreto e obras em centros urbanos. Além do banco do motorista e do passageiro, opcionalmente o veículo pode receber um banco de passageiro com espaço para dois ocupantes.