Os Grupos Iveco e Hyundai Motors Company assinaram nesta segunda-feira (07 de marco) um memorando de intenções para possíveis colaborações em tecnologias de desenvolvimento de veículos compartilhados e fornecimento mútuo entre as duas partes. O acordo tem foco maior nos veículos pesados produzidos por ambos os Grupos.

O documento é um passo preliminar na avaliação do potencial para a cooperação dos dois grupos nos domínios de tecnologias e plataformas. De acordo com o comunicado, as áreas de possíveis interesses mútuos se concentram em sistemas de trem de força e plataformas elétricas, incluindo células de combustível, automação de veículos e conectividade.

Iveco e Nikola

Em outra parceria no ano passado, o Grupo Iveco e a norte-americana Nikola inauguraram na Alemanha uma fábrica de caminhões para a produção de veículos elétricos pesados movidos a bateria;  e num segundo momento iniciar a produção caminhões movidos a célula de combustível. O Nikola Tre, cujo protótipo já foi apresentado, está previsto para ser produzido a partir de 2023.

Outras parcerias 

A necessidade de dividir altos custos, e acelerar o desenvolvimento de tecnologias de mobilidade com emissões zero, tem provocado várias parcerias entre grandes grupos do setor automotivo. Entre eles se destacam o acordo entre Daimler Truck (fabricante dos caminhões Mercedes-Benz, Freightliner, Western Star); Volvo Trucks (Volvo, Mack e Renault Trucks) na criação de uma nova empresa, a “cellcentric GmbH & Co. KG” que irá produzir e comercializar sistemas de células de combustível para veículos pesados e outras aplicações.

Em outra parceria, esta para instalar e operar uma rede pública de equipamentos de alto desempenho de carregamento para caminhões e ônibus elétricos de longa distância com bateria em toda a Europa, a parceria envolveu os Grupos Daimler Trucks, Volvo Trucks e o Grupo Traton, fabricante dos caminhões MAN, Scania e Volkswagen.