A nova CNH começa a ser expedida em junho deste ano, a partir do primeiro dia do mês. Essa  é a data estabelecida pela resolução para os departamentos de trânsito de todo o País estarem preparados para iniciar a emissão da nova Carteira Nacional de Habilitação, cuja validade será de 10 anos. Mas ninguém precisa se preocupar e correr para tirar a nova CNH, porque as atuais continuarão valendo até os respectivos vencimentos.Nova CNH

As especificações, produção e expedição da nova CNH foram regulamentadas pela resolução 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de 13 de dezembro de 2021, e publicada no Diário Oficial da União em 23 do mesmo mês.  Entre outras mudanças, as mais marcantes estão na predominância das cores verde e amarelo, mais uma série de gráficos, linhas e traços ondulados que se entrecruzam simetricamente. O objetivo é  dificultar as falsificações e fraudes da nova autorização para dirigir.

Nova CNH tem padrão Internacional

Apesar de conter várias diferenças visuais e  também maior quantidade de informações em relação à  Carteira Nacional de Habilitação em uso hoje, o Contran manteve na nova CNH as mesmas medidas do documento atual, isto é de 85×60 mm dobrado. Também continua a opção de o motorista usar o documento na forma fisica (papel) ou na versão digital. O QR Code não sofrerá alterações e pemrance no documento.

O formato da nova CNH procura aproximar o documento brasileiro do padrão internacional. No lugar onde hoje aparece o Estado de emissão da Carteira Nacional de Habilitação, na parte superior direita, haverá a sigla BR indicando tratar-se de um documento emitido no Brasil.

O documento deverá conter dois números de identificação nacional e um terceiro número de identificação estadual. Um deles é Número de Registro Nacional, com nove caracteres e dois dígitos verificadores de segurança único para cada motorista, que o acompanhará durante toda a sua vida como condutor.

Outro é o número do espelho da CNH, identificação nacional formado por nove caracteres mais um dígito verificador de segurança, que identificará cada espelho de CNH expedida. O terceiro é a identificação estadual com 11 caracteres, sendo os dois primeiros formados pela sigla do Estado emissor.

Figuras de veículos

Uma das maiores mudanças adotada para na nova CNH será os 14 pictogramas de, caminhões, ônibus, carros de passeio, tratores ( figuras de veículos de diferentes tamanhos, configurações de eixo e articulações). Também estarão presentes na nova CNH letras de A até E (ao lado da figura do veículo) indicando a categoria. Em alguns casos, a letra aparecerá seguida pelo número 1.

As classificações de categorias seguem o modelo antigo (D, passageiro; C Carga e E veículos articulados) para determinar os tipos de veículos ou de composições que o motorista está habilitado a conduzir com sua CNH. Em nenhum dos pictogramas aparece composições com duas ou mais articulações, como bitrem, rodotrem ou tritrem). De todo modo a nova CNH deverá trazer facilidade para quem precisar dirigir em outros países.