A Volvo Trucks anunciou nesta quinta-feira (23) que irá lançar caminhões com motor a hidrogênio de combustão interna. Essa é a alternativa livre de emissões, para descarbonização do transporte rodoviário, mais próxima dos atuais modelos movidos a diesel.

A fabricante sueca disse que o início dos testes com clientes está previsto para 2026. Mas o lançamento comercial deverá acontecer até o final desta década. E segundo a empresa, os testes em laboratórios seguem em desenvolvimento.

Vvolvo hidrogenio
Volvo teta também caminhão movido a célula de hidrogênio. Com esta tecnologia o veículo emite somente vapor de água pelo cano de escape

A Volvo Trucks também está testando em rodovias caminhões elétricos movidos a células de combustível em rodovias. Com esta tecnologia a eletricidade é gerada a bordo do veículo e partir de células de combustível de hidrogênio.

O hidrogênio verde é uma das alternativas para a descarbonização do transporte rodoviário. Os veículos pesados da Volvo movidos a hidrogênio terão uma autonomia operacional comparável a de caminhões a diesel, dependendo do tipo de transporte.

Hidrogênio irá complementar outras alternativas da Volvo

A estratégia da empresa é que o caminhão com motor a combustão de hidrogênio complemente outras alternativas livres de emissões disponibilizadas pela da marca. Por esse motivo, os caminhões com combustão de hidrogênio serão adequados para operar em distâncias mais longas.

Então, o motor a hidrogênio será também uma solução em regiões onde há limitação de infraestrutura ou de tempo para recarregar baterias de caminhões elétricos.

Outras alternativas de veículos da marca movidos a combustíveis renováveis são os elétricos com tecnologias célula de combustível, biogás e óleo vegetal hidro tratado (HVO).

O Chefe de Gestão de Produto e Qualidade da Volvo Trucks, Jan Hjelmgren, reforçou que os caminhões com motores de combustão de hidrogênio serão um valioso complemento aos modelos da marca a baterias elétricas que já estão no mercado.

Motor a hidrogênio representa mais um passo para a descarbonização do transporte

A tecnologia de motores a hidrogênio representa um passo a mais para a descarbonização do transporte rodoviário. É também uma solução mais próxima do que já existe hoje com o motor a diesel. Isso porque com essa alternativa os veículos continuam sendo movidos por um motor mecânico.

A Volvo disse também que os caminhões com combustão interna de hidrogênio terão o mesmo desempenho e confiabilidade dos modelos da marca movidos a diesel. “Mas com o benefício adicional de emissões líquidas potencialmente nulas de CO2 do poço até à roda”, acrescentou Jan Hjelmgren.

Jan Hjelmgren disse também que está claro que são necessários vários tipos de de tecnologia para descarbonizar o transporte rodoviário pesado, mas como fabricante global de caminhões, a Volvo Trucks precisa oferecer diferentes soluções”.

“Os clientes podem escolher a sua alternativa com base na atribuição de transporte, na infraestrutura disponível e nos preços da energia verde”, complementou.

Os motores Volvo de combustão de hidrogênio contarão com tecnologia de injeção direta de alta pressão (HPDI). Nessa tecnologia, uma pequena quantidade de combustível de ignição é injetada com alta pressão para permitir a ignição por compressão, antes da adição de hidrogênio.

De acordo com a Volvo Trucks, as vantagens desta tecnologia incluem maior eficiência energética com menor consumo de combustível e maior potência do motor.

A companhia lembra que o hidrogênio também pode ser utilizado para alimentar caminhões eléctricos com células de combustível. Neste caso, eletricidade é produzida a bordo do caminhão e os veículos são totalmente livres de emissões. O escapamento emite somente vapor de água.

Já os caminhões movidos a motores com combustão de hidrogênio não são totalmente livres de emissões. Isso porque utilizam motor mecânico que precisa de óleo lubrificante. No entanto, devido às baixas emissões de CO2 passaram a ser classificados “Veículos com emissões zero” conforme novos padrões acordados na União Europeia.