A edição especial Scania 500k foi uma das maneiras da fabricante comemorar o marco de 500 mil caminhões produzidos em sua planta de São Bernardo do Campo/SP. Entretanto, apenas um cliente será contemplado com o caminhão histórico através de uma promoção do Scania Consórcio, que comercializou 200 cotas.
“Fizemos questão do Scania 500k ser um caminhão com muita personalização e acabamento de luxo. O caminhão vem equipado com retarder, multimidia de sete polegadas, geladeira – item bastante solicitados pelos motoristas de caminhão- banco de couro, rodas de alumínio. Duzentos clientes adquiriram cota do consórcio Scania e um deles vai lavar a edição especial”, destacou Rodrigo Clemente
O caminhão 500K é um modelo 460 R Super 6×2, com pintura exclusiva e personalizada em grafismos especiais. O caminhão tem pacote de itens de conforto, defletor, faróis de led, faróis de milha inferiores e de longo alcance na grade e no teto, saias laterais e rodas de alumínio.
No interior da cabine o acabamento é de alto luxo com geladeira, climatizador e central multimídia de tela colorida. Entre as tecnologias embarcadas podemos destacar o Actcruise (piloto automático com previsão ativa), o acelerador inteligente (ou controle de aceleração) e freio de cabeçote CRB, de série na gama Super. E cliente ainda vai ganhar o Scania Pro Control por três anos.
Agora é esperar até julho de 2024 para conhecer o sortudo que ficará com a edição histórica da Scania.
Scania 500k: caminhão marca a jornada de 67 anos da fabricante no Brasil
Adolpho Basto, vice-presidente logística Scania, O caminhão 500 mil mostra mostra um pouco a jornada do nosso sistema industrial nos últimos 67 anos e a nossa história no Brasil.
“A Scania começou no Brasil em 1957 produzindo 162 veículos e com 500 colaboradores no bairro do Ipiranga. Desde 1692 estamos instalados em São Bernardo do Campo/SP e hoje temos uma fábrica automatizada com mais de 150 robôs, indústria 4.0, com produção de 30 mil caminhões diários e mais de cinco mil funcionários multifuncionais”, explicou Basto.
A Scania do Brasil é a primeira fábrica fora da Europa. De acordo com Basto, hoje a unidade brasileira conta com mais de 270 fornecedores e se destaca por ter produção própria de motor, caixa de câmbio, cabine entre outros componentes assim como setor de desenvolvimento com cerca de 300 engenheiros conectados com a Suécia para novos produtos.
“O último ciclo de investimento que contemplou os anos entre 2017 e 2024 foi de R$ 4 bilhões para atualização da fábrica e lançamento de novos produtos”, destacou Bastos”.
Ao longo dessa jornada Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, destaca que a fabricante teve vários pioneirismos em relações a soluções para o dia a dia do mercado. Entre eles, Gakão destacou a direção hidráulica (1963), caminhão “cara-chata” (LK 140, em 1974), intercooler (1983), freio auxiliar Retarder (1998), caixa de câmbio automatizada, Opticruise (2001) e a linha a gás (GNV, GNL e/ou biometano), e a Nova Geração de caminhões (2019)
Para o diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, Alex Nucci, a Scania esta vivendo um ano bem especial com o marco de 500 mil caminhões produzidos. “Neste período, também nos destacamos como líderes nos pesados. Fato que comprova o quanto nossas soluções de produtos, serviços e alternativas financeiras estão oferecendo de máxima rentabilidade e disponibilidade ao cliente. Temos o menor custo total de operação do mercado”, afirmou.
Veja mais: caminhão Scania opera na alimentação de gado