A chegada do novo DAF XF ao mercado brasileiro era “uma pedra cantada”, mas o lançamento ocorreu mais cedo do que se imaginava e trouxe com ele tecnologias e equipamentos à altura dos produtos premium dos principais concorrentes  e com a promessa de 14% de redução no consumo de combustível em relação à versão anterior.

Na parte visual, a cabine do novo DAF XF é totalmente inspirada no modelo europeu. Traz mudanças no desenho renovado, mais aerodinâmico, tanto na Space quando a Super Space. Também são novos o motor, transmissão, itens complementados com  nas tecnologias de segurança e navegação incporadas ao novos caminhões.

Novo DAF XF Brasil Super Space Cab 4 scaled
Todo o interior foi atualizado, tornando o ambiente do motorista mais confortável, inclusive  na combinação de cores e equipamentos 

A cabine, do lado externo apresenta  novo parasol, logomarca no novo padrão da companhia, faróis com lentes Lexan®, (as mesmas utilizadas em janelas de aviões), e faróis com opção de lâmpadas em LED. O para-choque de aço e a nova grade receberam detalhes cromados; já as maçanetas das portas e os para-lamas oferecem opção para serem na cor da cabine.

Novo DAF XF Brasil Super Space Cab 10 scaled
A cabine totalmente inspirada no modelo europeu é mais aerodinâmica que a do modelo  vendido no Brasil desde 2013 e que agora deixa de ser produzido

Para atender a esse quesito, além do desenho renovado, mais aerodinâmico, a cabine teve seu interior de 2,10m de altura atualizado com novas opções de acabamento e cores; o novo painel de instrumentos é intuitivo e com acesso pelos comandos no volante.

A iluminação interna conta com três níveis, todos com controle de luminosidade por meio de controles digitais personalizar a posição dos botões de comando de acordo com o que ele mais utiliza na sua rotina.

O ar-condicionado é digital  e a cama conta com novo colchão nas medidas 81cm x 2,20m com espuma de alta densidade e molas ensacadas. Esta é a primeira atualização do XF desde que a montadora começou a produzir caminhões no Brasil, em 2013.

Porém, o novo DAF XF chega com novidades que vão além da oferta de um produto com visual moderno em relação  à versão anterior que deixa de ser produzida.

Novo DAF XF Brasil Externa 1 1 scaled
Com o novo XF a DAF passa a contar com um caminhão mais competitivo e à altura de produtos já disponibilizados pelos concorrentes 

A montadora investiu pesado para colocar no mercado um caminhão  competitivo tanto em desempenho e eficiência e tecnologias de segurança quanto no conforto do motorista que marca o início de uma nova fase da marca no Brasil.

O propulsor Paccar MX13, de 12,9 litros, por exemplo, passou por uma reengenharia para trabalhar em regime de rotações mais baixas, com menor atrito, torque e potência maiores.

As opções são 480cv a 1.800 rpm e torque de até 2.250/2.500 Nm na faixa de 900 a 1.385 rpm e a versão de 530cv a 1,675rpm e torque de até 2.500 a 2.600 Nm na de 1000 a 1.425 rpm.

Luis Gambim
Profissionais da rede autorizada já estão preparados para prestar atendimento ao novo caminhão, afirmou Luis Gambim, diretor comercial da montadora

Ainda em relação ao propulsor, que conta com sistema de injeção Common Rail, cujas vantagens estão na maior eficiência regulando a injeção de combustível para maximizar o processo de combustão e permitir melhores resultados mesmo em baixas rotações.

Também é destaque a turbina de geometria variável, solução que melhora a eficiência do motor em diferentes faixas de rotação.

Essas mudanças contribuíram para o novo XF proporcionar até 14% de economia no consumo de combustível em relação ao modelo anterior, afirma o gerente de engenharia da DAF Caminhões do Brasil, Alan Messias. Direcionada ao tiro longo, a nova linha é disponibilizada com tração nas configurações 6×4, 6×2 e 4×2.

As novidades se aplicam também à transmissão ZF TraXon, automatizada, com 12 velocidades com relações mais longas.  Essa caixa conta com o sistema eletrônico Eco-mode que garante trocas de marchas de um modo mais preciso e silencioso e ajusta a velocidade do caminhão ao relevo da estrada (Controle Preditivo de Cruzeiro).

Também estão presentes nos novos veículos tecnologias segurança e de navegação até então já disponibilizadas nos caminhões dos principais concorrentes da DAF. A lista inclui o Assistente de performance de bordo que dá ao motorista dicas e nota à sua condução; Controle de Cruzeiro Preditivo (piloto automático, que com a ajuda do GPS e de uma leitura do relevo, consegue ajustar a velocidade e a troca de marcha ideal); Controle de Cruzeiro Adaptativo (ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.

Outros itens são o Sistema de Frenagem de Emergência Avançada (freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal); Controle de Estabilidade do Veículo (corrige possível perda de estabilidade do caminhão, evitando acidentes e o L da carreta), Sistema de Aviso de Saída da Faixa (alerta se o veículo começar a sair da faixa de rodagem, mostrando erros de condução, sonolência ou distração do motorista).

O diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil, Jarno Broeze destacou que apesar do novo XF ser inspirado no modelo europeu, trata-se um projeto exclusivo para o mercado brasileiro, iniciado em 2016, envolvendo as engenharias do Brasil e da Holanda e o desenvolvimento de fornecedores aqui no País.

As condições brasileiras exigiram reforços no caminhão e para isso profissionais da montadora foram a campo falar com clientes e ouvir suas sugestões. “Conseguimos melhorar o que já era bom, ouvindo as novas necessidades do transportador brasileiro. O resultado é um caminhão de altíssima qualidade, que tem tudo para ser o preferido do mercado nacional”, afirmou Broeze.

Fabricados em Ponta Grossa/PR, a nova linha XF começa chegar às concessionárias no início de setembro. Luis Gambim, diretor comercial da DAF Caminhões, disse que todos os profissionais a rede autorizada e dos pontos de atendimento já estão preparados para dar atendimento aos novos caminhões.

Outra novidade da marca que chega com o novo produto é a concessionária virtual. Mais informações na próxima edição da revista O Carreteiro.