A chegada do novo DAF XF ao mercado brasileiro era “uma pedra cantada”, mas o lançamento ocorreu mais cedo do que se imaginava e trouxe com ele tecnologias e equipamentos à altura dos produtos premium dos principais concorrentes e com a promessa de 14% de redução no consumo de combustível em relação à versão anterior.
Na parte visual, a cabine do novo DAF XF é totalmente inspirada no modelo europeu. Traz mudanças no desenho renovado, mais aerodinâmico, tanto na Space quando a Super Space. Também são novos o motor, transmissão, itens complementados com nas tecnologias de segurança e navegação incporadas ao novos caminhões.
A cabine, do lado externo apresenta novo parasol, logomarca no novo padrão da companhia, faróis com lentes Lexan®, (as mesmas utilizadas em janelas de aviões), e faróis com opção de lâmpadas em LED. O para-choque de aço e a nova grade receberam detalhes cromados; já as maçanetas das portas e os para-lamas oferecem opção para serem na cor da cabine.
Para atender a esse quesito, além do desenho renovado, mais aerodinâmico, a cabine teve seu interior de 2,10m de altura atualizado com novas opções de acabamento e cores; o novo painel de instrumentos é intuitivo e com acesso pelos comandos no volante.
A iluminação interna conta com três níveis, todos com controle de luminosidade por meio de controles digitais personalizar a posição dos botões de comando de acordo com o que ele mais utiliza na sua rotina.
O ar-condicionado é digital e a cama conta com novo colchão nas medidas 81cm x 2,20m com espuma de alta densidade e molas ensacadas. Esta é a primeira atualização do XF desde que a montadora começou a produzir caminhões no Brasil, em 2013.
Porém, o novo DAF XF chega com novidades que vão além da oferta de um produto com visual moderno em relação à versão anterior que deixa de ser produzida.
A montadora investiu pesado para colocar no mercado um caminhão competitivo tanto em desempenho e eficiência e tecnologias de segurança quanto no conforto do motorista que marca o início de uma nova fase da marca no Brasil.
O propulsor Paccar MX13, de 12,9 litros, por exemplo, passou por uma reengenharia para trabalhar em regime de rotações mais baixas, com menor atrito, torque e potência maiores.
As opções são 480cv a 1.800 rpm e torque de até 2.250/2.500 Nm na faixa de 900 a 1.385 rpm e a versão de 530cv a 1,675rpm e torque de até 2.500 a 2.600 Nm na de 1000 a 1.425 rpm.
Ainda em relação ao propulsor, que conta com sistema de injeção Common Rail, cujas vantagens estão na maior eficiência regulando a injeção de combustível para maximizar o processo de combustão e permitir melhores resultados mesmo em baixas rotações.
Também é destaque a turbina de geometria variável, solução que melhora a eficiência do motor em diferentes faixas de rotação.
Essas mudanças contribuíram para o novo XF proporcionar até 14% de economia no consumo de combustível em relação ao modelo anterior, afirma o gerente de engenharia da DAF Caminhões do Brasil, Alan Messias. Direcionada ao tiro longo, a nova linha é disponibilizada com tração nas configurações 6×4, 6×2 e 4×2.
As novidades se aplicam também à transmissão ZF TraXon, automatizada, com 12 velocidades com relações mais longas. Essa caixa conta com o sistema eletrônico Eco-mode que garante trocas de marchas de um modo mais preciso e silencioso e ajusta a velocidade do caminhão ao relevo da estrada (Controle Preditivo de Cruzeiro).
Também estão presentes nos novos veículos tecnologias segurança e de navegação até então já disponibilizadas nos caminhões dos principais concorrentes da DAF. A lista inclui o Assistente de performance de bordo que dá ao motorista dicas e nota à sua condução; Controle de Cruzeiro Preditivo (piloto automático, que com a ajuda do GPS e de uma leitura do relevo, consegue ajustar a velocidade e a troca de marcha ideal); Controle de Cruzeiro Adaptativo (ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.
Outros itens são o Sistema de Frenagem de Emergência Avançada (freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal); Controle de Estabilidade do Veículo (corrige possível perda de estabilidade do caminhão, evitando acidentes e o L da carreta), Sistema de Aviso de Saída da Faixa (alerta se o veículo começar a sair da faixa de rodagem, mostrando erros de condução, sonolência ou distração do motorista).
O diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil, Jarno Broeze destacou que apesar do novo XF ser inspirado no modelo europeu, trata-se um projeto exclusivo para o mercado brasileiro, iniciado em 2016, envolvendo as engenharias do Brasil e da Holanda e o desenvolvimento de fornecedores aqui no País.
As condições brasileiras exigiram reforços no caminhão e para isso profissionais da montadora foram a campo falar com clientes e ouvir suas sugestões. “Conseguimos melhorar o que já era bom, ouvindo as novas necessidades do transportador brasileiro. O resultado é um caminhão de altíssima qualidade, que tem tudo para ser o preferido do mercado nacional”, afirmou Broeze.
Fabricados em Ponta Grossa/PR, a nova linha XF começa chegar às concessionárias no início de setembro. Luis Gambim, diretor comercial da DAF Caminhões, disse que todos os profissionais a rede autorizada e dos pontos de atendimento já estão preparados para dar atendimento aos novos caminhões.
Outra novidade da marca que chega com o novo produto é a concessionária virtual. Mais informações na próxima edição da revista O Carreteiro.