O presidente mundial da Volkswagen  Truck  & Bus, Andreas Renschler, disse ontem à noite em Hannover (20/09)  que a aliança estratégica do grupo, a qual incluiu a compra 16,6 por cento da Navistar, foi um grande negócio para o fortalecimento do Grupo.  A inclusão de caminhões International extrapesados no portfólio é um passo para a entrada Volkswagen Truck & Bus no Mercado norte -americano.

Na ocasião, o executivo apresentou ao público os mais recentes lançamentos do grupo na área de veículos pesados, os quais incluíram os novos modelos MAN, Scania, um Volkswagen Constellation Prime Edicion com motor de 450cv. Um caminhão International com cabine convencional, como os pesados que rodam na América do Norte, foi a novidade no portifólio de veículos da empresa no evento que antecedeu a abertura da 66ª edição da IAA.

O executivo nada disse sobre as operações da fábrica brasileira da International, em Canoas/RS. No entanto, destacou que o Brasil “não desapareceu do Mapa”, e que sinais positivos têm chegado do País, numa alusão à expectativa do retorno do crescimento do mercado brasileiro de caminhões, onde a marca Volkswagen deteve a liderança por 13 anos consecutivos.

Outro lançamento apresentado na ocasião foi a RIO, uma plataforma aberta em nuvem para conexão de todos os sistemas para facilitar todos os envolvidos no processo de transporte. ” É a solução multimarcas para conectar veículos e serviços”, disse o executivo, acrescentando  que até 2020 o grupo vai lançar veículos pesados elétricos .