Antes mesmo de concluir o investimento de R$ 2,6 bilhões iniciados em 2016, que será concluído em 2020, a Scania já planeja um novo aporte de R$ 1,4 bilhão para o período de 2021 a 2024. Cabe lembrar que a empresa  esse ano a empresa começou entregar  os caminhões da nova geração a clientes  do Brasil e América Latina.

“Nossa planta faz parte de um sistema de produção global, acabamos de lançar um produto embarcado com uma plataforma ligada às futuras tecnologias, e esses recursos são a base para o que está por vir”, afirmou o presidente e CEO da Scania Latin America, Christopher Podgorski.

O novo investimento será direcionado à modernização da fábrica e instalações destinadas às equipe de Pesquisa e Desenvolvimento, cujo foco agora está nos combustíveis alternativos, especificamente veículos movidos a gás. A produção de caminhões a gás natural (GNV) na planta de São Bernardo do Campo está planejada já para o ano que vem.

SCANIA 410 GNV
 Um Scania da nova geração, com motor de 410cv de potência movido a GNV, já roda em testes no transporte de suco de laranja entre o interior de São Paulo e o Porto de Santos. Plano é que modelos a gás comecem a ser produzidos em 2020

“Nossa planta faz parte de um sistema de produção global, acabamos de lançar um produto embarcado com uma plataforma ligada à futuras tecnologias, e esses recursos são base para o que está por vir”, afirmou.

O comandante da Scania na America Latina disse ainda que a fábrica no Brasil é a única fora da Europa a montar totalmente um caminhão. “Portanto, os investimentos na operação industrial brasileira são de extrema importância para a modernização do parque industrial”, adicionou.

Conforme afirmou, o plano é  investir R$ 75 milhões em alterações no Plano Diretor da unidade de produção, com ampliação e concentração das instalações destinadas às equipes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e melhorar sua logística fabril.

O investimento contempla a construção de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, entre outras atividades. “Nosso time de P&D está 100% focado na jornada de implementação de combustíveis alternativos na região, especificamente gás natural e biogás”, completou.

Podgorski acrescentou que a fábrica em São Bernardo do Campo abriga um departamento de P&D com 250 engenheiros atuando em paralelo com a matriz na Suécia. “Essa sinergia é fundamental para a qualidade que levamos aos nossos clientes”, disse. Afirmou também   que atualmente a unidade do Brasil é a responsável global pelos testes de validação de veículos em condições severas.

CAMINHÃO A GÁS – Na primeira quinzena de dezembro passado, um caminhão pesado Scania da nova geração com motor de 410cv de potência, movido a gás natural veicular (GNV) ou biogás, começou a rodar na rota Matão-Porto de Santos/SP, transportando suco de laranja destinado à exportação. O teste, que faz parte da parceria entre a Scania e a Citrosuco, terá duração de um ano.

O vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil, Roberto Barral, afirmou que se trata de uma alternativa viável, que pode ser implementada em curto prazo e possibilita uma significante redução de custos com combustível. “O caminhão movido a GNV/Biogás é mais uma exclusividade apresentada pela Scania no Brasil”, concluiu. Essa tecnologia do motor Scania permite rodar com a mistura de ambos os combustíveis.