Mais de 1400 caminhões vendidos e a conquista do prêmio, Marca do Ano na categoria Caminhões e Ônibus, da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), são conquistas da DAF em três anos de operação no Brasil, completados neste mês de outubro.

Instalada em Ponta Grossa (Paraná), a empresa já recebeu mais de 1 bilhão de reais em investimentos neste período de três anos e produz atualmente quatro unidades por dia, embora a linha de montagem esteja capacitada para a produção de 10 mil caminhões por ano, na atual configuração.

Os dois modelos da marca produzidos no Brasil são o XF 105 6X2 e 6X4 (nas potências 410, 460 e 510cv e cabinas nas opções Super Space Cab, Space Cab e Comfort) e CF85 nas potências de 360 e 410cv e cabinas Sleeper Cab e a Space Cab. O XF é um estradeiro de longa distância e o CF mais direcionado para curtas e médias distâncias. Ambos são equipados com motor de 12,9 litros e transmissão ZF automatizada de 16 velocidades.

Ao falar dos resultados obtidos em três anos, os quais são classificados como positivos, o presidente da empresa, Michael Kuester, justificou que os bons resultados são frutos de uma estratégia acertada e também do trabalho realizado por toda a equipe da DAF. “ Temos certeza de que estamos criando uma base sólida para nos posicionarmos entre as maiores fabricantes de caminhões pesados do Brasil em pouco tempo”, afirmou o executivo.

Luis Gambim, diretor comercial da companhia acrescentou que a marca deve fechar 2016 com 750 caminhões vendidos, número que deverá representar 4% de participação para a empresa no segmento de pesados. Ele destaca que entre janeiro e julho deste ano a DAF comercializou 436 caminhões, o que representou crescimento de 59% comparado ao mesmo período de 2015. Para o ano de 2017, a expectativa dos executivos é de crescimento de 7,5%. Ainda de acordo com Gambim, atualmente a marca conta com 22 concessionárias e tem expectativa de chegar a 29 no próximo ano.