A Ford Motor Company anunciou um acordo com o Grupo Alcoa nos Estados Unidos, para o desenvolvimento de novos componentes automotivos com ligas de alumínio de nova geração. A montadora vai usar o novo material denominado Micromill, em vários componentes da picape F-150 ano-modelo 2016, porém pretende ampliar o uso em outras plataformas de veículos. A expectativa é que a aplicação dessa liga nos veículos da marca mais que duplique entre 2016 e 2017.

Para Raj Nair, vice-presidente e diretor de Desenvolvimento do Produto Global da Ford, a redução de peso permite a oferta de veículos mais eficientes. A tecnologia Micromill da Alcoa produz uma liga de alumínio 40% mais moldável que o alumínio automotivo usado atualmente.  Segundo informações da empresa, o sistema de fundição e laminação de alumínio da Alcoa leva cerca de 20 minutos para transformar o metal fundido em bobina, enquanto o tradicional leva cerca de 20 dias. Outro destaque é a maleabilidade do alumínio, que facilita a moldagem de formas intrincadas, como painéis internos de portas e para-choques. A maior resistência do material também permite o uso de folhas mais finas, sem comprometer a durabilidade