Perto de completar 20 anos no mercado brasileiro, a Iveco está investindo no que chama de movimento de excelência, com o slogan “carregada de potência”. A ação engloba melhoria de seus produtos, fortalecimento da rede e do pós-vendas (com centro de treinamento e planos especiais de manutenção) e investimentos contínuos no complexo de Sete Lagoas/MG, que contempla, entre outros itens, uma nova cabine de pintura, novas máquinas para alinhamento de rodas e máquinas para abastecimento de fluidos dos caminhões. O movimento começou em 2014 com investimento na ordem de R$ 650 milhões, valor que será aplicado até o final de 2016 em localização de componentes, aperfeiçoamento contínuo dos processos industriais e pesquisas, entre outros setores.Daily 40s14_0001 (3)

O diretor de marketing, Ricardo Barion, explica que a meta é disponibilizar um portifólio que priorize a produtividade e tecnologia. “O mercado não tem mais espaço para apostas, temos que oferecer as melhores soluções com foco no custo operacional”, destacou. O vice-presidente para Amércia Latina, Marco Borba, complementa dizendo que a ideia é aprimorar o que a fabricante já tem de bom e “reforçar pontos-chaves dessa engrenagem”.

O primeiro passo desse novo posicionamento de mercado foi marcado pela apresentação do portifólio 2016/2017 dos veículos da montadora. Na família Daily, a novidade é a versão 40S14 para atender aos clientes em regiões fora da zona de restrição e em cidades que restrigem a circulação de veículos acima de quatro toneladas. O modelo conta com o motor de três litros da FPT Industrial e 146cv de potência.

STRALIS 440 CARGA SECA 16-9

Já no segmento de pesados, os destaques são o Stralis 440 e Hi-Way 440 e 480, que receberam da fabricante FPT Industrial, um pacote de modificações técnicas que aumentou o torque e a economia de combustível dos modelos. Essas mudanças contemplam uma nova turbina, coletor de escape, volante do motor, o aumento da eficiência do sistema de arrefecimento e calibração geral de motor e caixa de câmbio.

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As versões 4×2 e 6×2 receberam uma nova geração de eixo trativo, o MS 18X da Meritor. O destaque fica por conta da coroa e pinhão forjados e tecnologia de solda a laser para a fixação das peças internas. Os clientes da linha Hi-Way contam também com o “modo econômico” acionado através da tecla ECO no painel de instrumentos, para redução do consumo de combustível.

A linha Tector, no segmento de 17 toneladas e tração 4×2, recebeu a versão 170E21 com motor de quatro cilindros, 4,5 litros, com 206 cv de potência e 720Nm de torque. Sua capacidade de carga cresceu em cerca de 150 kg devido à redução de peso do veículo. A nova versão conta com nova suspensão de cabine coxim/mola no lugar de coxim/coxim. Na caixa de transmissão, o veículo recebeu novo sistema de cabo no lugar do antigo de varão, reduzindo o esforço do motorista nas trocas de marchas.

TECTOR_310E30_8X2 amarelo_04

No segmento com tração 6×2, a Iveco ampliou a linha Tector com o  240E30, equipado com  motor de seis cilindros, 6,7 litros, 300 cv de potência e  1050 Nm de torque. A versão anterior tinha 5,9 cilindradas, com ante 950 Nm. De acordo com a fabricante, o novo motor tornou o veículo mais ágil e econômico em relação ao consumo de combustível.

Entre as principais novidades da linha 2017 do Tector estão as versões 310E28 e 310E30 com tração 8×2. O modelo conta com um segundo eixo direcional e aumento de seis toneladas na capacidade de carga. Outros destaques são o suspensor pneumático e os suportes do sistema de direção do segundo eixo fundidos.

A linha Tector 2017 também passa a contar com uma série de versões especiais, voltadas para atuações específicas de mercado, que representam uma fatia de 29% de participação no segmento de semipesados. Os veículos estão em testes com clientes. O modelo 170E28 é a referência para o Tector Coleta, voltado para a coleta de resíduos nas cidades e a versão 260E30 é a base para o Tector Construção.

Fortalecimento da Rede

A Iveco anunciou recentemente o ingresso de mais duas concessionárias, a Autoviva, em Vitória/ES e a Socel, em Natal/RN. Atualmente, a empresa conta com 79 revendas estrategicamente distribuídas pelo Brasil. Em 2015, a fabricante realizou 3362 horas de treinamentos nas áreas comerciais e técnicas. A empresa tem a disposição o Centro de Treinamento, em Sorocaba/SO, com mais de dois mil metros quadrados e capacidade para receber quase cem colaboradores com cursos técnicos nas áreas comerciais e gerenciais.

Pós venda

Para 2016, o setor de pós-vendas disponibiliza o kit multimídia para veículos Daily, homologado pela fábrica, composto por display LCD de 6,5 polegadas touchscreen, câmera de ré com visão infravermelha, rádio AM/FM, leitor CD e DVD, entrada USB e SD Card, Bluetooh, TV digital integrada, controle remoto, compatibilidade com comandos de volante, tablets, iPod, iPhone, pré-amplificador de 4CH, sub-out e sistema integrado de navegação Ndrive.

Os clientes de  veículos Stralis, Tector e Daily contam também revisão com preço fixo. A iniciativa consiste numa tabela de valores para as revisões entre 10 e 120 mil quilômetros rodados. A montadora estima que o valor das revisões neste novo molde é 10% menor do que o encontrado no mercado.

Outra novidade do pós-venda é que a partir de julho, os clientes poderão adquirir na rede de concessionárias, embreagens remanufaturadas para veículos Stralis, Tector e Daily, com garantia de um ano caso o item seja instalado na rede autorizada da marca. O prazo será de três meses caso o item não seja montado pelos especialistas das oficinas da marca. Já no setor de peças a novidade é o aumento na nacionalização de itens genuínos que a montadora distribui.  A estimativa é que com a nacionalização dos componentes, o setor de peças ofereça até o final do ano, mais de 240 itens de reposição como pastilhas de freio, correias e filtros.