Dados divulgados pela ANFIR –Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários – mostram que no primeiro trimestre de 2016 a indústria produtora de implementos rodoviários entregou 15.640 unidades, contra 23.640 em igual período de 2015, uma retração de 32,46%.

A perda maior foi registrada no segmento de carroceria sobre chassi (leves) com a entraga de  9.490 produtos ante 16.206 no primeiro trimestre do ano passado. Já no segmento de Reboques e Semirreboques (Pesados) foram emplacados entre janeiro e março deste ano, 6.150 produtos contra 6.950 em igual período em 2015.

Para este ano a ANFIR estima que serão distribuídos 56,6 mil unidades, o menor patamar já registrado na história do setor desde que as estatísticas começaram a ser compiladas pela entidade. “A indústria está em uma situação crítica de queda acentuada em seu desempenho e ociosidade crescente”, alerta Alcides Braga, presidente da ANFIR. Com emplacamentos de 56,6 mil unidades o percentual aproximado da indústria em atividade chegará no final do ano a pouco menos de 30% de sua capacidade.

Os resultados e as estimativas de emplacamentos para este ano indicam que o setor poderá acumular, de 2014 a 2016, perda de 103 mil produtos. Esse total é a soma da queda registrada em 2015 sobre 2014 e da provável queda de 2016 sobre 2015 e representa o total emplacado há nove anos. “A situação está bastante complicada para as empresas que já passaram por um ano de retração forte como 2015”, afirma Mario Rinaldi, diretor Executivo da ANFIR.

grafico implemento

EMPLACAMENTO DO SETOR
JANEIRO A MARÇO DE 2016
REBOQUES E SEMIRREBOQUES
FAMÍLIA JAN/MAR. 2015 JAN/MAR. 2016 %
BASCULANTE 1.244 1.037 -16,64
PORTA CONTEINER 250 213 -14,80
GRANELEIRO / CARGA SECA 1.624 1.888 16,26
CANAVIEIRO 553 539 -2,53
BAÚ CARGA GERAL 646 329 -49,07
CARREGA TUDO 286 193 -32,52
DOLLY 243 419 72,43
ESPECIAL 239 190 -20,50
TRANSPORTE DE TORAS 357 216 -39,50
BAÚ FRIGORÍFICO 157 123 -21,66
BAÚ LONADO 407 325 -20,15
SILO 69 27 -60,87
TANQUE CARBONO 687 495 -27,95
TANQUE INOX 188 149 -20,74
TANQUE ALUMINIO 0 7 100,00
TOTAL 6.950 6.150 -11,51
CARROCERIAS SOBRE CHASSIS
FAMÍLIA JAN/MAR. 2015 JAN/MAR. 2016 %
GRANELEIRO / CARGA SECA 5.214 2.859 -45,17
BAÚ ALUMÍNIO / FRIGORÍFICO 5.946 3.701 -37,76
BAÚ LONADO 121 56 -53,72
BASCULANTE 1.766 886 -49,83
BETONEIRA 267 126 -52,81
TANQUE 923 430 -53,41
OUTRAS / DIVERSAS 1.969 1.432 -27,27
TOTAL 16.206 9.490 -41,44
TOTAL GERAL MERCADO INTERNO
IMPLEMENTOS JAN/MAR. 2015 JAN/MAR. 2016 %
TOTAL   23.156 15.640 -32,46
MERCADO EXTERNO
EXPORTAÇÕES  (ATÉ FEVEREIRO)
TOTAL EXPORTAÇÕES 265 393 48,30
Fonte: Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários

 

 

Suspensão a ar para reboques e semirreboques

A Anfir defende a aplicação da suspensão a ar para todos os reboques e semirreboques. Atualmente seu uso não é obrigatório em todas as composições, somente naquelas com eixos espaçados, conforme previsto na resolução Contran 210/06. Segundo a associação, para a indústria produtora de implementos rodoviários, a aplicação é mais adequada para enfrentar as variações existentes nas ruas e estradas. A suspensão mecânica a molas, atualmente presente na maioria dos reboques e semirreboques, por ser mais dura acaba por provocar maior trepidação na carga como resultado das variações do solo. Já o equipamento a ar absorve melhor as imperfeições do piso reduzindo o risco de dano à carga. Outras vantagens do uso da suspensão a ar apontadas pela empresa são maior dirigibilidade, melhor distribuição de cargas entre os eixos, aumento da vida útil dos pneus, redução do consumo de combustível e do custo de manutenção entre outros.