Dados divulgados pela ANFIR –Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários – mostram que no primeiro trimestre de 2016 a indústria produtora de implementos rodoviários entregou 15.640 unidades, contra 23.640 em igual período de 2015, uma retração de 32,46%.
A perda maior foi registrada no segmento de carroceria sobre chassi (leves) com a entraga de 9.490 produtos ante 16.206 no primeiro trimestre do ano passado. Já no segmento de Reboques e Semirreboques (Pesados) foram emplacados entre janeiro e março deste ano, 6.150 produtos contra 6.950 em igual período em 2015.
Para este ano a ANFIR estima que serão distribuídos 56,6 mil unidades, o menor patamar já registrado na história do setor desde que as estatísticas começaram a ser compiladas pela entidade. “A indústria está em uma situação crítica de queda acentuada em seu desempenho e ociosidade crescente”, alerta Alcides Braga, presidente da ANFIR. Com emplacamentos de 56,6 mil unidades o percentual aproximado da indústria em atividade chegará no final do ano a pouco menos de 30% de sua capacidade.
Os resultados e as estimativas de emplacamentos para este ano indicam que o setor poderá acumular, de 2014 a 2016, perda de 103 mil produtos. Esse total é a soma da queda registrada em 2015 sobre 2014 e da provável queda de 2016 sobre 2015 e representa o total emplacado há nove anos. “A situação está bastante complicada para as empresas que já passaram por um ano de retração forte como 2015”, afirma Mario Rinaldi, diretor Executivo da ANFIR.
EMPLACAMENTO DO SETOR | |||
JANEIRO A MARÇO DE 2016 | |||
REBOQUES E SEMIRREBOQUES | |||
FAMÍLIA | JAN/MAR. 2015 | JAN/MAR. 2016 | % |
BASCULANTE | 1.244 | 1.037 | -16,64 |
PORTA CONTEINER | 250 | 213 | -14,80 |
GRANELEIRO / CARGA SECA | 1.624 | 1.888 | 16,26 |
CANAVIEIRO | 553 | 539 | -2,53 |
BAÚ CARGA GERAL | 646 | 329 | -49,07 |
CARREGA TUDO | 286 | 193 | -32,52 |
DOLLY | 243 | 419 | 72,43 |
ESPECIAL | 239 | 190 | -20,50 |
TRANSPORTE DE TORAS | 357 | 216 | -39,50 |
BAÚ FRIGORÍFICO | 157 | 123 | -21,66 |
BAÚ LONADO | 407 | 325 | -20,15 |
SILO | 69 | 27 | -60,87 |
TANQUE CARBONO | 687 | 495 | -27,95 |
TANQUE INOX | 188 | 149 | -20,74 |
TANQUE ALUMINIO | 0 | 7 | 100,00 |
TOTAL | 6.950 | 6.150 | -11,51 |
CARROCERIAS SOBRE CHASSIS | |||
FAMÍLIA | JAN/MAR. 2015 | JAN/MAR. 2016 | % |
GRANELEIRO / CARGA SECA | 5.214 | 2.859 | -45,17 |
BAÚ ALUMÍNIO / FRIGORÍFICO | 5.946 | 3.701 | -37,76 |
BAÚ LONADO | 121 | 56 | -53,72 |
BASCULANTE | 1.766 | 886 | -49,83 |
BETONEIRA | 267 | 126 | -52,81 |
TANQUE | 923 | 430 | -53,41 |
OUTRAS / DIVERSAS | 1.969 | 1.432 | -27,27 |
TOTAL | 16.206 | 9.490 | -41,44 |
TOTAL GERAL MERCADO INTERNO | |||
IMPLEMENTOS | JAN/MAR. 2015 | JAN/MAR. 2016 | % |
TOTAL | 23.156 | 15.640 | -32,46 |
MERCADO EXTERNO | |||
EXPORTAÇÕES (ATÉ FEVEREIRO) | |||
TOTAL EXPORTAÇÕES | 265 | 393 | 48,30 |
Fonte: Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários |
Suspensão a ar para reboques e semirreboques
A Anfir defende a aplicação da suspensão a ar para todos os reboques e semirreboques. Atualmente seu uso não é obrigatório em todas as composições, somente naquelas com eixos espaçados, conforme previsto na resolução Contran 210/06. Segundo a associação, para a indústria produtora de implementos rodoviários, a aplicação é mais adequada para enfrentar as variações existentes nas ruas e estradas. A suspensão mecânica a molas, atualmente presente na maioria dos reboques e semirreboques, por ser mais dura acaba por provocar maior trepidação na carga como resultado das variações do solo. Já o equipamento a ar absorve melhor as imperfeições do piso reduzindo o risco de dano à carga. Outras vantagens do uso da suspensão a ar apontadas pela empresa são maior dirigibilidade, melhor distribuição de cargas entre os eixos, aumento da vida útil dos pneus, redução do consumo de combustível e do custo de manutenção entre outros.
|