A Iveco entregou 40 caminhões modelo Tector 170E28, implementados, para o Corpo de Bombeiros de São Paulo. Adquiridas junto à concessionária Cofipe, por meio de licitação pública, as unidades serão utilizadas no atendimento às ocorrências de combate a incêndio em diversas cidades de São Paulo. Os veículos são com equipados com motor NEF 6 FPT Industrial de seis cilindros, 280 cavalos de potência e tração 4×2. O câmbio utilizado é o automático Alysson série 3000, de seis marchas, um diferencial especialmente utilizado para essa aplicação, para o cumprimento de regras internacionais do segmento de veículos de combate a incêndios.
As viaturas são equipadas com tanque de 5 mil litros de água, bomba de incêndio, com comandos automatizados de pressão e vazão e o sistemas anti-incêndio que gerencia o bombeamento a partir da tecnologia TPG, um módulo eletrônico dedicado, que troca informações com o motor e transmissão, gerenciando a pressão e o volume de água.
Segundo Marco Mello, diretor Iveco para veículos de combate a incêndio, as configurações do Tector 170E28 foram decisivas nas negociações durante o processo de licitação e destaca que a automação de determinados dispositivos é peça fundamental no aprimoramento das atividades do Corpo de Bombeiros. “O câmbio e o motor gerenciados eletronicamente permitem que os oficiais se concentrem exclusivamente na sua missão de salvar vidas, sem ter a necessidade de se preocupar com a troca de marchas ou no controle de pressão da água, como é o caso do sistema TPG”, finaliza.