A Mercedes Benz do Brasil acaba de completar 60 anos de atuação no País e para comemorar a data, a empresa vem realizando uma série de eventos internos e ações por meio de mídias sociais. A data oficial é 28 de setembro, mas, entre os dias 28 de abril e 5 de maio, a empresa promove evento para os clientes do Brasil, da América Latina e de diversos outros países, assim como para parceiros de negócio, colaboradores e imprensa. As ações acontecem na fábrica de São Bernardo do Campo/SP.  “Tomando como referência o nosso passado de muita tradição e conquistas na geração de soluções para o transporte de pessoas e de cargas, com 60 anos de experiência e muito conhecimento na realidade do País, queremos mostrar que a nossa marca tem história, mas não deixa de olhar para frente”, diz Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

mercedes-benz 60 anos 2

Durante o evento, são exibidos no Museu do Cliente veículos históricos e um caminhão L 7500 importado, ano 1952, da Covre, e um LP 331, ano 1961, da Supermix, veículos utilizados ativamente na construção e desenvolvimento de Brasília e do Brasil. Ao lado deles, dois ônibus clássicos ganham destaque: um O 355 da Viação Garcia, que trouxe novo padrão de conforto ao transporte de longa distância e um O 321 do acervo da Mercedes-Benz, o primeiro monobloco do País. Também estarão expostos a Sprinter de 1997, e o 190 SL, roadster que há mais de 60 anos no portfólio da marca se consolidou como um ícone entre os automóveis dos sonhos da Mercedes-Benz.

L 7500

Num espaço exclusivo para modelos do portfólio atual da Mercedes-Benz, estão expostos o novo caminhão extrapesado Actros,  o chassi de ônibus urbano O 500 U,  o inovador Vito na versão de passageiros luxo; e o sedan Classe C 180 Exclusive.

caminhão do futuro

“Dentro do conceito de pioneirismo, trouxemos uma atração muito especial para o evento dos 60 anos: o Caminhão do Futuro 2025 da Mercedes-Benz, veículo de condução autônoma que materializa perfeitamente o DNA de inovação do Grupo Daimler. Muitas de suas avançadas tecnologias já fazem parte do dia a dia no Brasil, como os sistemas de assistência à condução do Actros brasileiro”, comenta Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks. A empresa destaca que com o desenvolvimento dessa tecnologia, a eficiência dos transportes aumentará, o trânsito ficará mais seguro e o consumo de combustível e as emissões de CO2 serão ainda mais reduzidos. Além disso, haverá uma mudança radical na função do motorista, que passará também a ser um gestor do transporte.

Mercedes-Benz em números

Durante os 60 anos, a Mercedes Benz produziu 2.120.000 veículos comerciais no País, sendo 1.450.000 caminhões e 670.000 ônibus. Além disso, são mais de 2.900.000 motores fabricados no Brasil. No segmento de ônibus, são 60 anos de liderança, posição que já se confirmou no primeiro trimestre deste ano. E nos primeiros três meses de 2016, a marca também liderou as vendas de caminhões no Brasil. Segundo a empresa, a cada 10 caminhões que circulam no Brasil, 4 são Mercedes-Benz. Em relação a exportação, cerca de 432.000 caminhões e ônibus foram enviados para fora do País.

Unidades produtivas

A planta de São Bernardo do Campo é a maior do Grupo fora da Alemanha para veículos comerciais Mercedes-Benz e a única da empresa a produzir caminhões, chassis de ônibus e agregados, como motores, câmbios e eixos, em um só local. A fábrica produz caminhões das linhas Atego e Axor. A fábrica conta também com o Centro de Desenvolvimento Tecnológico de veículos comerciais. Com 24 anos de atividades, é o maior da Daimler, fora da Alemanha, com foco em veículos comerciais. “Naturalmente, todas as inovações lançadas mundialmente são trazidas para o Brasil em momentos propícios e de forma adequada. Isso permite que o CDT acompanhe a evolução mundial dos veículos da marca e disponibilize sempre novas soluções eficientes e rentáveis para os nossos clientes”, Philipp Schiemer.

A unidade de Juiz de Fora/MG responde pelo Accelo e Actros e a de Campinas, no interior paulista, conta com a linha de produção de peças remanufaturadas RENOV. Além disso, abriga a Central de Armazenamento e Distribuição de Peças e as demais atividades da área de Peças & Serviços ao Cliente, o que inclui toda a estrutura de assistência técnica, Central de Relacionamento com o Cliente e área de Treinamento para clientes e concessionários, entre outros.

Linha de veículos e serviços de pós vendas

A Mercedes-Benz disponibiliza no mercado brasileiros 207 versões no portfólio de caminhões, 90 na família de ônibus, 65 versões de comerciais leves e 50 modelos de automóveis premium. “Na Mercedes-Benz do Brasil, nós temos o portfólio de produtos mais amplo da indústria. E a nossa linha de produtos é completa. Estamos orgulhosos de oferecer os principais produtos, tecnologias e serviços aos nossos clientes brasileiros”, declarou Dr. Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler e responsável pela Daimler Trucks e Buses.

“Cada vez mais, a Mercedes-Benz ouve o que as estradas falam. Como resultado, oferecemos soluções eficientes e rentáveis para os clientes, como a mais completa linha de caminhões, ônibus, comerciais leves e também de automóveis premium. Nós temos veículos de 1 a 500 toneladas para todas as necessidades, além de um portfólio completo e variado de veículos que transporta de uma pessoa, como nossos automóveis, ou para mais de 200 passageiros, como o ônibus superarticulado”, completa Philipp Schiemer.

actros

No início deste ano, a empresa iniciou a venda do novo Actros para aplicações que utilizam estrada e vias não pavimentadas numa mesma operação – Mix Road. No evento, a Mercedes-Benz também reforçou a imagem da Linha Sprinter. A Rede de Concessionários é formada por quase 200 pontos de atendimento para veículos comerciais e 56 para automóveis.

No portfólio de produtos e serviços de pré e de pós-venda destacam-se o FleetBoard, sistema de gestão de frota, a SelecTrucks, unidade de negócios de seminovos e as opções oferecidas pelo Banco Mercedes-Benz e pelo Consórcio Mercedes-Benz, entre muitos outros. O FleetBoard recebeu um total de R$ 40 milhões de investimento destinado para o sistema de gestão de frotas equipado com novos recursos de rastreamento, que permitem localizar veículos roubados no Brasil. No Brasil, o FleetBoard está disponível para toda a linha de caminhões.