A Iveco Bus venceu a licitação para o Programa Caminho da Escola e vendeu 1.600 unidades do recém-lançado GranClass 150S21. Para Humberto Spinetti, diretor de negócios de ônibus da Iveco, essa conquista demonstra que o GranClass chega para se posicionar com destaque no segmento. “Submetemos o ônibus a mais de 234 mil quilômetros de rigorosos testes de qualidade, nos quais foram avaliados cerca de 342 componentes, para comprovar que o produto atende as especificações exigidas pelo Governo Federal”, completa

O modelo de 15 toneladas foi projetado e desenvolvido no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas/SC e possui duas versões sendo com capacidade para 48 alunos ou 42 alunos mais um box para cadeirante, com dispositivo de acessibilidade para portadores de deficiência e pessoas com mobilidade reduzida. O modelo disponibiliza também equipamentos como elevadores para acesso, cadeira de rodas, porta larga com dispositivo anti-esmagamento e saída de emergência, porta-mochila no teto e rede nas costas dos assentos para acomodação do material escolar.

O ônibus ganhou itens importantes durante o desenvolvimento do projeto, o dispositivo automático de bloqueio de diferencial, chassi com suspensão elevada e reforçada, pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, permitindo o fácil acesso à lugares acidentados.

O chassi da Iveco Bus possui um motor N45, da FPT Industrial, com quatro cilindros em linha. O propulsor de 4,5 litros, com sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima de 206 cv, a maior da categoria. O torque, chega a 720 Nm, já disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm. A transmissão utilizada é Eaton FS 5406A, manual, de seis marchas, com escalonamento compatível com as operações rurais e urbanas. A direção é hidráulica, a embreagem tem acionamento hidráulico e bloqueio de ignição com marcha engatada.