Desde a aquisição dos primeiros 11 caminhões Scania movidos a GNV/Biometano, em outubro de 2020, a Transmaroni vem comprando pequenos lotes com esta solução. No final de maio a transportadora atingiu a marca de 50 unidades.
Com a última compra, a passará a ser da maior frota de caminhões pesados movidos movidos por combustível alternativo ao diesel no País.
Os veículos serão usados nos segmentos de alimentos, varejo, higiene e limpeza, cosméticos e e-commerce em diversos Estados brasileiros. Parte já tem contratos com B2W, Carrefour, Grupo Big, JBS, L´Oréal, Nestlé e Unilever.
De acordo com o diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil, Silvio Munhoz, no início das vendas de caminhões a gás os transportadores eram orientados pelos embarcadores a buscarem essa alternativa ao diesel mais sustentável, mas agora eles próprios estão buscando adotar esses veículos. “A Transmaroni é um grande exemplo dessa mudança”, complementou.
Transportadores que operam com caminhões movidos a combustíveis alternativos ao diesel, livres de emissões, recebem melhor remuneração direta ou indiretamente
Gustavo Maroni, diretor operacional da Transportadora, explicou que a exemplo do setor de transportes, a empresa vem passando por mudanças estratégicas nos últimos anos.
E com caminhões movidos a gás a empresa passa entregar um frete com menor impacto ambiental. “É uma grande satisfação termos a maior frota de caminhões movidos a gás do Brasil”, complementou.
A aquisição desse volume de caminhões a gás, acrescentou Maroni, se justifica. Acrescentou que operar com caminhões livres de emissões tem valor para os clientes da transportadora, porque o frete abre caminho para a descarbonização.
Apesar de sua aposta no combustível alternativo, ele que o Brasil tem ainda muitos desafios em relação à distribuição do gás natural e biometano.
Por outro lado, destaca que os embarcadores sabem do benefício da sustentabilidade fazem com que o frete feito por caminhão com esta solução ao diesel seja melhor remunerado direta ou indiretamente.
Ainda de acordo com o empresário, há várias formas de reconhecimento, como contrato fixo de transporte por um período mais longo, ou vantagens de prioridade na logística de embarque e desembarque muito mais rápido, o que é uma redução de custos.
“Portanto, o ciclo de 50 caminhões movidos a gás se integra às recentes ações em sustentabilidade da Transmaroni. Estamos investindo em logística reversa, projetos de reciclagem, melhor aproveitamento de resíduos e treinamento de colaboradores entre outros”, complementa.
Em seu compromisso com a sustentabilidade, a Transmaroni tem ainda parceria com a SOS Mata Atlântica com o total de 14 mil mudas de árvore plantadas em São Paulo.
Na visão de Silvio Munhoz, as grandes marcas que têm a sustentabilidade como meta reconhecem a importância de reduzir os impactos das atividades logísticas, contribuindo para as próprias metas relacionadas a questões Ambiental, Social e de Governança, designadas pela sigla ESG (Environmental, Social and Governance).
No caso da Scania, Munhoz que a companhia tem um planejamento fundamentado nos pilares da eficiência energética, transporte inteligente e seguro, combustíveis alternativos e eletrificação.
O executivo cita também a conectividade, tecnologia digital que contribui para maior eficiência das frotas e a consequentemente a redução de custos e emissões de poluentes.
“Estamos ajudando a viabilizar cada vez mais a solução ao transportador em suas necessidades. Prova disso, é que acabamos de anunciar uma parceria com a Comgás. A cada avanço vão diminuindo os gargalos da distribuição do gás”, reforça Munhoz. A Comgás, por sua vez, está investindo na ampliação da rede de dutos em polos estratégicos onde há demanda iminente por gás natural.
O projeto da empresa inclui mapeamento dos corredores e rotas logísticas para aumentar o número de pontos de abastecimento de gás natural e biometano no Estado de São Paulo. O plano ainda contempla a avaliação para instalação de postos de abastecimento em garagens de frotistas e/ou operadores de ônibus.