Começou a ser produzido hoje (15 de junho) o Volkswagen e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico a ser fabricado em larga escala no Brasil, na fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende/RJ.

O modelo de estreia é um e-Delivery 4×2 para 11 toneladas de PBT. Segundo informou a montadora, esse veículo número 1 vai compor sua frota. O início da produção de caminhão caminhão elétrico é dia histórico para a VWCO.

De acordo com o presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, para garantir uma estrutura elétrica de forma eficiente, a VWCO criou um processo sob medida.

“Vamos produzir os veículos aproveitando ao máximo os recursos já existentes, com alto nível de sinergia ao mesmo tempo que garantimos a inovação que o cliente espera e que o produto exige”, acrescentou o executivo.

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Produção do e-Delivery vai aproveitar todos os recursos já existentes para garantirmos a inovação que o cliente espera e que o produto exige, disse Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO

Os caminhões elétricos e-Delivery são produzidos na mesma linha de montagem dos modelos convencionais movidos a diesel, porém recebem as baterias em uma área exclusiva para eletrificação chamada de e-Shop, o coração da montagem elétrica, onde  são energizados pela primeira vez.

A produção do modelo elétrico se presta de todos os processos da indústria 4.0 aplicados pela VWCO para a fabricação de toda a linha Delivery, com 60% de automação na armação da cabine, processo já aplicado desde o lançamento da nova família.

De acordo com a montadora, também prevalece a tecnologia de reconhecimento automático do veículo, com um chip em cada veículo para programação dos robôs da linha de produção.

Trata-se de tecnologia de ponta equiparada ao que há mais moderno na Europa, compondo um processo desenhado para proporcionar flexibilidade e integração de uma fábrica inteligente. Os funcionários da empresa receberam a capacitação específica para atuarem nesse novo cenário.

Além de todos os testes de qualidade pelos quais são submetidos todos os veículos da marca, antes de ser liberado para o cliente o e-Delivery passa por novas aprovações específicas para caminhões com alta voltagem.

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Delivery elétrico exigiu investimentos no seu desenvolvimento e também na adequação do complexo para sua produção e modernização de postos de trabalho

A produção do modelo elétrico exigiu investimentos no desenvolvimento do veículo assim como do complexo de produção e modernização de postos de trabalho para garantir tecnologia de ponta na fabricação com precisão etc. Segundo a montadora, cada etapa foi repensada para garantir maior produtividade.

“Todo esse avanço é acompanhando por um amplo trabalho de preparação da cadeia com os envolvidos, para viabilizar a mobilidade elétrica no País”, acrescentou Roberto Cortes.

A VWCO investiu cerca de R$ 150 milhões no desenvolvimento e complexo produtivo do e-Delivery.

O centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca também passa a abrigar a maior infraestrutura de carregadores de alta potência do Brasil, com diferentes modelos, para dar apoio à toda essa inovação.