A Mercedes-Benz do Brasil lançou uma versão do chassi O 500 MDA HD (Heavy Duty) para ônibus superarticulados com capacidade para mais de 220 passageiros. “Trata-se do maior superarticulado para sistemas BRT e o maior articulado da marca Mercedes-Benz no mundo”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
De acordo com o executivo o superarticulado está à venda e já opera no maior BRT do Brasil, do Rio de Janeiro, sistema que foi utilizado por cerca de 11,7 milhões de pessoas durante os Jogos Olímpicos neste ano.
O veículo chega com nova posição da captação de ar para o motor do veículo que, segundo a fabricante, permitiu um maior aproveitamento de espaço interno, especialmente na parte traseira do ônibus. A articulação possibilitou a configuração do salão de passageiros com 48 assentos, sendo um assento para cadeirante, e espaço para 175 pessoas em pé.
Itens opcionais dos chassis 500 rodoviários:
- Sistema de Frenagem de Emergência
- Sistema de Aviso de Faixa
- Sistema de Monitoramento da Pressão e Temperatura dos Pneus.
- Advanced Emergency Braking System (AEBS – Sistema de Frenagem de Emergência): quando o sistema detecta uma situação de risco, ele reduz a velocidade do ônibus por meio de avançados recursos de frenagem. Para tanto, avalia as condições do tráfego à frente, bem como as velocidades dos veículos. Se há risco de colisão, o AEBS ativa um alerta visual e sonoro. Posteriormente, faz uma leve intervenção nos freios e, se for necessário, realiza uma freada de emergência.
- O Lane Departure Warning System (LDWS – Sistema de Aviso de Faixa): uma câmera montada no parabrisa detecta a posição do ônibus em relação às faixas da estrada, à direita e à esquerda. Funcionando em uma velocidade pré-estabelecida, gera um alerta sonoro e visual que avisa o motorista se o veículo se move para fora da via sem o movimento intencional, aumentando a segurança de circulação. Opcionalmente, pode ser instalado pelo encarroçador um alerta por vibração do assento do motorista, além de alto-falantes no painel.
- Tyre Pressure Monitoring System (TPMS – Sistema de Monitoramento da Pressão e Temperatura dos pneus), sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus. Este item é inédito em veículos comerciais da marca no País e está alinhado com a tecnologia utilizada pela Mercedes-Benz na Europa.
- Tacógrafo digital já homologado pelo INMETRO, que não utiliza os tradicionais discos, mas sim impressão em fita de papel, que podem ser impressas no próprio veículo, caso a autoridade de trânsito venha a solicitar.
- ECAS (Electronically Controlled Air Suspension) – permite diversos controles, como os de altura e rebaixamento da suspensão; elevação do veículo, a fim de auxiliar nas transposições de obstáculos (cerca de 60 mm) e o embarque e desembarque de passageiros onde não há plataformas específicas; e a função anti-tombamento, que reduz a inclinação do veículo parado e quando o veículo realiza manobras de baixa velocidade.