O motorista deve ficar atento aos sinais que podem indicar falha no sistema de direção dos caminhões. Composto por barra lateral, barra de ligação,  terminal de direção, coluna   e caixa de direção, o sistema  garante a estabilidade e  boa dirigibilidade do veículo.

Problemas mais comuns:

  • Barra lateral e barra de ligação podem apresentar empenamento, folga, desalinhamento da direção, inversão da posição de montagem e coifa rasgada.
  • A coluna de direção pode apresentar folga ou travamento no acoplamento ou cruzetas e consequente ruído.
  • No terminal de direção o mais comum são folga excessiva, coifa rasgada e desalinhamento na instalação.
  • A caixa de direção pode apresentar vazamento do fluido hidráulico e ou desgaste nos componentes internos.

O gerente de qualidade e serviços da Nakata, Jair Silva, explica que é importante:

  • Fazer revisão a cada 10 mil km para verificar se os componentes do sistema de direção estão em condições adequadas com relação a folgas, posição de montagem e sua preservação/integridade
  • Peças soldadas ou recondicionadas podem acarretar acidentes graves, pois em condições de uso severo podem apresentar ruptura deixando o veículo desgovernado.
  • A folga na direção é facilmente percebida pelo motorista e neste caso um mecânico de confiança deve ser procurado para identificar o componente causador da folga.