O Programa Não Mão Certa completa 10 anos de atuação nesse mês de novembro. Uma data importante e que só pode ser comemorada graças a sua participação, carreteiro, que roda de leste a oeste e de norte a sul por todo o Brasil. Com a assinatura do Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, o Programa conta hoje com a participação de mais de 1.500 empresas e entidades empresarias comprometidas com a causa.

Através dessas empresas e entidades, alcançamos o diálogo com os caminhoneiros. Em dez anos, mais de um milhão de profissionais da estrada já foram sensibilizados e orientados, tornando-se agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes.   E os resultados são muito bons. A terceira pesquisa “O Perfil do Caminhoneiro no Brasil”, feita pela Childhood Brasil em 2015, mostra que estamos na direção certa e que está diminuindo a quantidade de caminhoneiros que fazem sexo com crianças e adolescentes. Segundo a pesquisa, 87,3% dos entrevistados disseram que nunca saíram com crianças ou adolescentes. Outra informação boa é que diminuiu o uso de álcool: na primeira pesquisa, em 2005, 70% disseram que bebiam, e agora baixou para 55%.

Sua atenção, entretanto, não pode parar. Como você está sempre na estrada, precisa continuar alerta, sendo um verdadeiro agente de proteção nas rodovias Brasil afora. Se suspeitar de algo, denuncie. Disque 100. Sua denúncia sempre vai fazer muita diferença na vida de uma criança ou adolescente.

Use também o aplicativo Proteja Brasil, que indica telefone, endereços de delegacias especializadas de infância e juventude, conselhos tutelares, varas da infância e organizações que ajudam a enfrentar a violência contra crianças e adolescentes nas principais cidades do país. O Proteja Brasil é gratuito. Para baixar, é só ir às lojas de aplicativos Apple Store ou Google Play

E se você tiver uma história de proteção para contar, grave a mensagem e envie pelo WhatsApp para (11) 96861-2665, para a campanha “Juntos na Estrada pela Infância”.

Para saber mais, acesse:

Childhood Brasil www.childhood.org.br

Programa Na Mão Certa www.namaocerta.org.br