A CCR MSVia iniciou as zero horas desta segunda-feira (14/09) a cobrança nas praças de pedágio da BR-163/MS. Os valores das tarifas básicas para veículos de passeio variam entre R$ 4,70 e R$ 7,20, dependendo da praça. Já os veículos comerciais pagam a tarifa básica por eixo o número de eixos. Desde o dia 04/09, a empresa vem realizando a Operação Assistida, com a passagem e parada dos veículos pelas cabines, gratuitamente, para alertar e informar os motoristas sobre a cobrança por meio de folheto com a tabela de valores. A cobrança de pedágio foi autorizada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) na Resolução nº 4286, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) de 04/09/2015.
As praças de pedágio estão instaladas nos seguintes locais: P1 – Mundo Novo (km 28,2); P2 – Itaquiraí (km 113,2); P3 – Caarapó (km 227,9); P4 – Rio Brilhante (km 313,7); P5 – Campo Grande (km 432,1); P6 – Jaraguari (km 533,8); P7 – São Gabriel do Oeste (km 603,4); P8 – Rio Verde de Mato Grosso (km 703,5) e P9 – Pedro Gomes (km 817,8).
O pagamento nas praças de pedágio deve ser feito por meio de dinheiro ou cheque. Nos postos de cobrança não serão aceitos cartões de débito ou cartões de crédito. Haverá, ainda, a possibilidade do pagamento eletrônico, por meio de dispositivos instalados nos para-brisas dos veículos, os chamados TAGS. Transportadores também podem usar o Vale Pedágio da bandeira Via Fácil/Sem Parar.
A concessionária já investiu mais de R$ 730 milhões em obras, serviços, equipamentos e mão de obra que resultaram na redução de cerca de 50% no número de mortes registradas na rodovia. Ao longo do último ano e meio, foram recuperados cerca de 500 quilômetros de pavimento, com quase 275 mil toneladas de massa asfáltica. A empresa investiu, ainda, em elementos de segurança, com 4 mil m² de sinalização vertical (placas) e cerca de 255 mil m² de sinalização horizontal (faixas, tachas refletivas e balizadores). Além disso, foram colocados 330 km de cercas e 11 km de defensas metálicas, bem como 115 km de meios-fios revitalizados e 7 mil quilômetros de ciclos de capina e roçada, quase oito vezes a extensão da rodovia. Em agosto deste ano, a CCR MSVia entregou ao tráfego os primeiros trechos de duplicação, que totalizam cerca de 90 quilômetros de extensão, atendendo à exigência contratual de concluir pelo menos 10% de duplicação da rodovia.