Os pneus são considerados o segundo maior custo operacional para quem vive do transporte, perdendo apenas para o diesel. Dessa forma, a manutenção deve ser vista como  um importante investimento para garantir surpresas no meio do caminho.

A Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, separou sete sete erros comuns no processo de manutenção e que podem reduzir a vida útil e a quilometragem dos pneus comerciais:

Alinhamento Incorreto

Pode parecer óbvio, mas muitos esquecem que quando a geometria do veículo apresenta irregularidades esse pode ser um fator gerador de desgaste adicional, o que compromete a durabilidade do pneu;

Balanceamento Incorreto

Outro vilão subestimado. O desequilíbrio no balanceamento das rodas, tanto estático como dinâmico, tem potencial para roubar a quilometragem originalmente prevista para o seu pneu;

Pressão incorreta

Pressão abaixo ou acima da recomendada pelo fabricante é prejuízo na certa, afetando drasticamente não só a vida útil, mas contribuindo significativamente para um maior consumo de combustível;

Desenho impróprio da banda de rodagem

É muito importante na hora da escolha do pneu para o seu caminhão ou ônibus optar pelo modelo mais adequado. Por exemplo: em trechos em que há paradas frequentes, cobertura de longas distâncias, ou aplicação em solo de alta severidade, a maneira de garantir performance e vida útil elevada é escolher o desenho específico para cada aplicação;

Roda amassada ou torta

Atenção aqui. Não estamos falando de harmonia visual. Mais feio do que uma roda amassada ou torta é o risco que essa condição expõe o veículo,  o motorista e a carga. Ninguém quer lidar com uma situação em que o pneu corre risco de explosão, com perda total da dirigibilidade e sério comprometimento da segurança;

Folga no conjunto da suspensão

Outro vilão, este não tão silencioso… Um conjunto de suspensão com folga compromete a durabilidade dos pneus e também a segurança global do veículo. Cuidado!

Erro no emparelhamento

Uma lembrança que não custa nada ter em mente e que custa muito se for esquecida é não harmonizar os conjuntos de pneus montados em rodado simples ou duplo, que pode adicionar uma perda significativa na quilometragem final.

fonte: Continental