Com objetivo de contribuir para um transporte rodoviário de cargas mais sustentável e eficiente, a Michelin apresentou novas soluções em pneus. Os três modelos da gama X Multi chegam com a missão de oferecer ao cliente vantagens como menor custo total de operação, mais segurança e menos impacto ambiental. Vinícius Sperandio, gerente de produtos da companhia, ressaltou que dentro da operação de uma frota os pneus representam 8% dos custos e o combustível 50%. Assim, a economia de combustível gerada pelos novos pneus é bem significativa. “Com esses novos produtos queremos ofertar o menos custo total operacional para nossos clientes trazendo melhora na durabilidade, segurança, redução na resistência do rolamento, mantendo o equilíbrio da performance. Quando a gente fala de uma economia de consumo de combustível na ordem de 5%, em um veículo de configurações que roda 10 mil quilômetros por mês, estamos falando de uma economia de R$ 1.300,00 por caminhão/mês. Pensando em um grande frotista, essa economia pode representar a compra de um caminhão novo”, explicou.
Outro ponto destacado por Sperandio, é o fato da importância de entender que o impacto que o pneu tem não apenas no custo de quilometragem e sim no TCO – custo total da operação. E assim passar também pelas questões ambientais o que contribui para uma mobilidade mais sustentável. “Com certeza os consumidores dos novos pneus da Michelin vão ter uma redução significativa no custo total operacional. Sem contar em maior disponibilidade do veículo e paradas inesperadas”.
Os principais destaques dizem respeito a duas tecnologias incorporadas aos novos pneus. São elas a Regenion, que, segundo a empresa, garante uma taxa mínima de desgaste da banda de rodagem, reduzindo a resistência ao rolamento e menor consumo de combustível, além de manter a aderência do penus, e a Infinicoil (presente nos pneus direcionais), cabo de aço único que envolve toda a carcaça, dando mais resistência a sobrecargas e, portanto, menos desgaste irregular e mais estabilidade ao longo da vida útil do pneu, além de auxiliar na redução do consumo de combustível e aumentar a capacidade de carga do pneu.
Os pneus da linha X Multi Z2 prometem entregar redução de 13% na resistência ao rolamento e, em relação ao X Multi Z+ possui taxa de desgaste 24% menor. Outro destaque é em relação a quilometragem com aumento de 14% no transporte de passageiro e de 10% no transporte de carga rodoviária. A capacidade de carga também foi aumentada em 5% em relação a X Multi Z+. O desenho dos pneus com sulcos mais fechados e ocultos, permite mais controle do veículo em pista molhada, ajuda na mobilidade e, consequentemente, provoca menos desgaste e emissão de CO2. A carcaça da linha X Multi Z2 foi reforçada para aumentar a resistência a estouros e perda repentina de pressão. A mudança reduz a necessidade de paradas não programadas e imprevistos. Com maior disponibilidade de frota, menor o gasto com manutenção.
No caso dos pneus X Multi Energy Z&D foram reduzidos 4% de matéria prima o que deixou os pneus 3,4kg mais leves que a linha anterior, a Z+. Também apresentam 14% de melhoria na taxa de desgaste por quilometragem e até 16% menor resistência ao rolamento que a versão anterior. Os resultados dos testes sobre eficiência energética e desgaste de pneus, tanto internos, como os auditados pela DEKRA, foram animadores: os modelos apresentaram redução de 4,7% de combustível, e consequentemente menor emissão de CO2 em comparação com os principais concorrentes do mercado. Para os testes foram usados 10 conjuntos de caminhão trator acoplados a 10 semirreboques de 3 eixos distanciados.
Sperandio ressalta que quando usados em conjunto com as soluções da Michelin Conected Fleet by SASCAR, o potencial de redução do consumo de combustível do veículo praticamente dobra o valor e chega a uma economia total de combustível da frota na ordem de 9,2%. Desse total, 4,7% são do pneu e 4,5% são de economia com gestão e telemetria, com câmara de fadiga, rotograma falado e black box.
Além da redução de consumo de combustível proporcionada pelo conjunto Energy Z&D, o pneu X Multi Energy Z apresenta ainda taxa de desgaste 12% menor que a versão anterior, gerando menos particulados ao longo de sua utilização. As tecnologias da linha X Multi Energy Z proporcionam maior resistência a choques, perfurações e infiltrações, trazendo maior quilometragem total do pneu e redução de custos totais de operação. A linha tem maior capacidade de carga (cerca de 7,5T). O desenho dos pneus, por exemplo, com sulcos mais fechados e ocultos, garante mais controle do veículo em pista molhada ao longo de toda a sua utilização, ajuda na mobilidade e, consequentemente, provoca menos desgaste.
Já os pneus da linha X Multi Energy D são 3kg mais leves que a linha anterior, a D2, apresentam uma redução de 14% na resistência ao rolamento e possuem ainda taxa de desgaste 24% menor. Um de seus diferenciais, segundo a Michelin, é o desenho inovador da banda de rodagem que através dos sulcos mais fechados no início da vida e que se abrem ao longo de sua utilização, permitem com que o pneu tenha boa aderência no seco e no molhado ao longo de toda a sua utilização, reduza a resistência ao rolamento e melhora a taxa de desgaste.
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