Aumentar a durabilidade dos pneus de cargas é sinônimo de economia. Afinal, os pneus estão entre as principais despesas dos caminhoneiros autônomos. O primeiro passo para obter maior rentabilidade é estar atento a manutenção preventiva do componente. Alguns cuidados simples pode resultar em economia no final do mês.
Além de aumentar a durabilidade dos pneus de carga, estar com a manutenção do componente em dia pode ajudar, inclusive, na redução do consumo de combustível.
O emparelhamento correto dos pneus, por exemplo, pode prolongar a quilometragem do pneu e reduzir o consumo de combustível. A utilização de pneus de diferentes marcas, modelos, desenhos de banda de rodagem, diâmetro, profundidade de sulco, ciclo de vida e calibragem em rodados duplos prejudica o rendimento quilométrico de caminhões e ônibus. Além disso, pode comprometer o reaproveitamento do produto em futuras reformas.
A recomendação, nesse caso, é manter na montagem do eixo pares perfeitos de mesmo diâmetro, o que evita uma distribuição desigual da carga sobre os pneus e que estes rodem em velocidades diferentes e, consequentemente, seu desgaste prematuro ou irregular.
Alguns sinais indicam a hora certa de trocar os pneus. Os pneus possuem indicadores de desgaste identificados com as letras TWI ou com o desenho de um triângulo. Quando a profundidade de sulco atinge o limite máximo permitido por lei, de 1,6 milímetro, faixas transversais tornam-se visíveis indicando que os pneus devem ser removidos de serviços para recapagem, sem comprometer a segurança.
Separamos 4 dicas simples que contribuem para aumentar a durabilidade dos pneus de carga.

3PETRÓLEO E SOLVENTE