O setor de reforma de pneus de carga tem um papel fundamental para garantir a redução de custo direta e indiretamente para aqueles que participam da cadeia de transporte, além de contribuir positivamente para o meio ambiente.
Mas, por que é importante o setor de reforma de pneus de carga? Antes de responder a essa pergunta é preciso entender o próprio conceito de reforma de pneus, que já dá sinais da sua relevância.
Afinal, trata-se de um processo que consiste na recuperação da carcaça e na reposição da banda de rodagem do pneu desgastado pelo uso. Além disso, surgiu da possibilidade de se reaproveitar com total segurança a carcaça do pneu, que ao invés de ser descartada prematuramente, volta a rodar como se fosse nova, com o mesmo desempenho.
Mas qual a vantagem da reforma de pneus de carga?
A ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus) explica que um pneu reformado possui rendimento quilométrico semelhante ao novo, com custo 70% menor e por isso proporciona uma economia ao setor de transportes no Brasil até cerca de 7 bilhões de reais por ano. Além disso, possuem rendimento quilométrico semelhante ao novo, com custo 70% menor e proporcionam uma redução de 57% no custo por quilômetro.
Reforma-se em média duas vezes, gerando três vidas para a carcaça, o que permite a maximização do retorno sobre investimento em pneus.
Em 2017 o setor de transporte de carga e passageiro, economizou reformando pneus o valor em torno de R$ 5.400.000.000,00; A reforma do pneu é Ecologicamente Correta, sendo que emprega apenas 20% do material utilizado na produção de um pneu novo, proporcionando a mesma durabilidade original e postergando a destinação final da carcaça reduzindo os impactos ambientais
Não é uma atividade poluidora e seus resíduos sólidos são reciclados por outras atividades.
Qual a hora certa para a reforma de pneus de carga?
Frotistas e motoristas autônomos sabem o quanto é importante manter os pneus em bom estado. É fundamental ficar atento às manutenções necessárias e monitorar o TWI (indicador de desgaste da rodagem), que mostra o máximo de desgaste que o pneu pode atingir.
Nem sempre é preciso realizar a troca do pneu e, neste caso, é feita a recapagem ou reforma. Prática que substitui a banda de rodagem, parte do pneu que fica em contato com o solo. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, esta solução traz economia ao condutor.
Para manter a durabilidade da reforma é importante verificar também as condições do veículo. É necessário também, que o condutor esteja atento ao alinhamento, balanceamento, emparelhamento, calibragem e desenho de bandas inadequadas, itens que reduzem em até 25% a quilometragem do pneu reformado.
Em relação ao número de processos de recapagens que um pneu pode passar, algumas variáveis são importantes para este cálculo. Outro ponto é que não existe um número exato pois depende da utilização e dos cuidados com os pneus. Existe uma etapa específica do processo chamada “Inspeção Inicial”, que determina se o pneu pode ou não ser reformado.
O motorista autônomo precisam também verificar a certificação INMETRO nos produtos, pois nem todos os recapadores podem estar aptos na oferta do produto com essa garantia.