O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) de pneus, iniciado em 2015, acaba de chegar à sua etapa de implementação final. A partir de 29 de abril, os pontos de venda só poderão comercializar pneus novos radiais de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus com a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE). A resolução foi regulamentada pelo Inmetro por meio da Portaria 544/2012.

Mas você sabe para que serve e quais as informações contidas nessa etiquetagem? Confira os pontos principais desta exigência listados pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP):

2Pneus que precisam ter etiqueta

Os pneus novos radiais de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus comercializados no mercado brasileiro, produzidos no Brasil ou importados, devem conter a etiqueta. Já os pneus reformados, pneus de bicicletas, pneus para uso exclusivo em veículos agrícolas, os destinados a veículos de competições, militares, industriais e pneus de empilhadeiras não precisam exibir as etiquetas. Outras categorias que não há necessidade das etiquetas são os pneus de motocicletas, motonetas, ciclomotores, veículos de coleção, pneus diagonais, off road e pneus para uso exclusivamente temporário.