O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) de pneus, iniciado em 2015, acaba de chegar à sua etapa de implementação final. A partir de 29 de abril, os pontos de venda só poderão comercializar pneus novos radiais de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus com a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE). A resolução foi regulamentada pelo Inmetro por meio da Portaria 544/2012.
Mas você sabe para que serve e quais as informações contidas nessa etiquetagem? Confira os pontos principais desta exigência listados pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP):
4Quais as vantagens para o consumidor
O consumidor já tem acesso a pneus com a etiqueta do Inmetro desde 2015, quando teve início o Programa Brasileiro de Etiquetagem. A etiquetagem dá ao consumidor uma ferramenta de informação adicional no momento da compra, o que facilita a decisão pelo pneu mais adequado às suas necessidades. “A etiquetagem tem o objetivo de passar ainda mais transparência ao consumidor e ajudá-lo a escolher o pneu mais adequado ao seu veículo e tipo de direção”, explica Klaus Curt Müller, presidente da ANIP.