Por João Geraldo
Foto Divulgação
A MAN Latin America começou o ano com uma promoção oferecendo condições diferenciadas para a troca do caminhão usado por qualquer modelo zero quilômetro do portifólio da empresa. Entre os atrativos da ação, a empresa destacou a avaliação acima da média do mercado e prazo até junho para os interessados em fazer negócio dentro das condições propostas em todas as concessionárias da rede. Em 2016 a montadora completou 35 anos de existência e 20 da inauguração da fábrica de Resende.
Ainda no primeiro semestre, a montadora iniciou uma campanha para a retomada do crescimento de seus negócios. Batizada de “Vire a Chave”, a ação teve também como objetivo marcar o início de uma nova fase da companhia. O CEO da MAN Latin America, Roberto Cortês, explicou que empresa foi redimensionada para a realidade do mercado e focada no que o cliente deseja.
A ação sorteou dois caminhões MAN TGX, uma picape Saveiro, vários prêmios (TVs, tablets e smartphones) e se estendeu até 30 de setembro, com abrangência da rede de concessionários, áreas de produtos e de engenharia. Os resultados começaram com a venda de 300 caminhões no mercado brasileiro e outros 420 para o México e Angola. Para o mercado brasileiro, os primeiros produtos apresentados no ano foram o MAN TGX para operações fora de estrada e o Volkswagen Constellation 26.280 Constructor Betoneira com transmissão automática.
A nova fase conta também com um laboratório de testes de motores, para homologação de novas potências e torques e o campo de provas em Resende/RJ, a primeira pista de rodagem do Grupo Volkswagen na America Latina. As duas obras estão previstas para serem inauguradas no início de 2017.
A lista de ações incluiu ainda o Centro de Treinamento para qualificação da rede de concessionários. Segundo a empresa será um dos maiores do País, com mais de 10 salas técnicas com capacidade para receber veículos pesados. O local abrigará também biblioteca, ferramentaria, auditório e espaço para estudo.
“Estamos nos estruturando para o futuro respaldados pela Matriz”, disse Roberto Cortes, CEO e presidente da MAN Latin America. Ainda de acordo com o executivo, do valor de 1 bilhão de reais a ser investido no País no período de 2012 a 2017, 400 milhões foram destinados ao desenvolvimento de produtos para novos segmentos e outras ações como a pista de testes. Também em 2016 a Volkswagen comemorou uma década de operação de caminhões e ônibus em Pinetown, África do Sul e mais de três mil veículos montados.