Já está disponível no mercado o Frota.On, sistema que realiza a emissão de até 50 CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) via web com preços a partir de R$ 40,00. “O sistema de venda do Frota.On é totalmente online. Os valores para investimentos estão disponíveis no nosso site onde o empresário pode fazer rápidas simulações. Não trabalhamos com mensalidades pré-fixadas, mas sim, com o sistema de recarga, onde os créditos são contabilizados pela quantidade de emissão de CT-e e possuem duração de até 3 meses”, explica Rubens Metzler, responsável pelo desenvolvimento do produto.
O sistema tem como objetivo também ajudar as empresas a reduzirem os problemas com as obrigatoriedades legais e cálculos financeiros. Rubens explica que apenas 3% das empresas calculam corretamente o valor do frete, com impostos federais e ICMS juntos. Com base em informações publicadas no portal da NTC & Logística, as perdas chegam até 1,58% do faturamento, devido esse cálculo errado de impostos e taxas.
Cenário atual
Dados do Ministério da Fazenda mostram que entre os dias 11 de fevereiro e 11 de março deste ano foram emitidos pouco mais de 74 milhões de CT-e, totalizando uma receita de R$ 1,46 bilhões. A maioria deste total, segundo informações da NTC & Logística, utiliza sistemas próprios para a emissão dos documentos, mas cerca de 4% ainda depende das emissões gratuitas disponibilizadas pelo SEFAZ/SP. As pequenas e médias empresas são as que mais utilizam este emissor gratuito, que estará indisponível a partir de janeiro de 2017, de acordo com o portal da NTC & Logística.