Os amortecedores são responsáveis por conter os movimentos da mola e manter o contato do pneu com o solo. Por isso, precisam estar em boas condições. Para isso, deve-se evitar excesso de carga, pneus desgastados, passar em alta velocidade em lombadas ou buracos, fazer o alinhamento da direção periodicamente e revisar ou outros itens do sistema de suspensão.

É recomendado fazer revisão no sistema de suspensão a cada 10.000 km esse intervalo pode variar dependendo da aplicação, veículos que operam fora de estrada necessitam de intervalos menores.

Os principais problemas que o motorista pode enfrentar caso não faça as manutenções corretas são a perda de estabilidade, diminuição da eficiência dos freios, desgaste irregular dos pneus.

Assim, é importante estar atento para alguns sinais que mostram o desgaste dos amortecedores. Entre eles podemos destacar:

  • Vazamento de óleo
  • Ruídos na suspensão
  • Balanço excessivo depois de freadas e arrancadas
  • Perda da constância em curvas
  • Redução do contato entre o pneu e solo e do controle da suspensão.

O amortecedor desgastado pode provocar a perda da estabilidade do veículo e aumentar a distância de frenagem, consequentemente, o veículo não têm o desempenho esperado com relação à segurança. Outra consequência importante a ser considerada é o aumento do consumo de combustível e dos pneus que podem ter desgaste prematuro.