A Cummins,  em parceria com a Eaton,  desenvolveu um conjunto com tecnologias de motor e transmissão automatizada integrado para linha Ford Cargo. Chamada de Torqshift, a nova gama é formada pelos modelos Cargo 1723 Torqshift, Cargo 1723 Kolector Torqshift, Cargo 1729R Torqshift, Cargo 2429 Torqshift, Cargo 1729T Torqshift e Cargo 1933T Torqshift – estes dois últimos cavalos-mecânicos – , todos com capacidade de 16 a 45 toneladas.

O projeto foi iniciado com a Eaton no Brasil em 2014 e, naquele mesmo ano, o pacote otimizado foi entregue à Ford. No processo de desenvolvimento, foram feitos ajustes de calibração e software do motor para uma melhor comunicação e sincronização com a transmissão automatizada, que permite trocas automáticas ou manuais, com 10 ou 16 marchas, conforme o modelo da fabricante. As transmissões têm relação total de marcha de 17:1.

De acordo com a Cummins, a nova tecnologia eleva a economia de combustível, além de reduzir o desgaste do equipamento e proporcionar maior disponibilidade do caminhão. Outra grande vantagem é o conforto, já que a troca de marchas automatizada reduz a exaustão do motorista. As versões Torqshift do Ford Cargo 1723 de seis cilindros receberam motorizações Cummins ISB 6.7 de 230 cv, assim como os modelos 1729 e 2429, porém com a entrega de 290 cavalos de potência.

A nova linha 1933 traz sob o capô o motor Cummins ISL 8.9 capaz de gerar 334 cavalos de potência.