Estatísticas mostram que cerca de 30% dos acidentes com veículos automotores ocorrem entre 17h e 20h. Especialistas da área de oftalmologia explicam que neste período o mecanismo da visão passa por uma mudança que torna o olho humano muito mais sensível a luz.

Alguns fatores como a dificuldade natural do ser humano para enxergar em situações de pouca luz, iluminação pública precária e o desrespeito às leis de trânsito, também contribuem para as ocorrências nos horários em questão.

Em condições de pouca luminosidade a capacidade de enxergar é reduzida em até 30%. A hora do lusco-fusco (transição entre dia e noite) é crítica para o motorista e a perda de noção de distância e profundidade estão entre os principais riscos para os condutores de veículos. Além disso, os reflexos ficam mais lentos.

Algumas dicas simples podem ajudar o motorista a dirigir no período da noite com mais tranquilidade e segurança.

2Manutenção X Farois

A maioria das estradas ainda são mal iluminadas o que pode dificultar a dirigibilidade neste período. Os faróis devem estar sempre com a iluminação em dia para evitar imprevistos indesejáveis e facilitar a visibilidade. Assim é muito importante verificar p estado das luzes antes de iniciar uma viagem noturna.

Algumas estradas exigirem o uso de farol alto, mas ao passar por outros motoristas reduza a intensidade. E, em caso de passar por algum veículo com luza alta tente desviar o olhar. Outro item a ser verificado é a luz de freio. Confira também a limpeza do para-brisa e espelhos laterais, conjunto que irá fazer com que os outros motoristas consigam te enxergar a noite.

A manutenção de outros componentes também é importante para evitar surpresas durante o caminho.