Estatísticas mostram que cerca de 30% dos acidentes com veículos automotores ocorrem entre 17h e 20h. Especialistas da área de oftalmologia explicam que neste período o mecanismo da visão passa por uma mudança que torna o olho humano muito mais sensível a luz.
Alguns fatores como a dificuldade natural do ser humano para enxergar em situações de pouca luz, iluminação pública precária e o desrespeito às leis de trânsito, também contribuem para as ocorrências nos horários em questão.
Em condições de pouca luminosidade a capacidade de enxergar é reduzida em até 30%. A hora do lusco-fusco (transição entre dia e noite) é crítica para o motorista e a perda de noção de distância e profundidade estão entre os principais riscos para os condutores de veículos. Além disso, os reflexos ficam mais lentos.
Algumas dicas simples podem ajudar o motorista a dirigir no período da noite com mais tranquilidade e segurança.
3Cansaço
Todo motorista sabe da importância de dirigir após algumas horas de descanso. Respeitar o tempo de direção contribui para uma direção mais segura. De acordo com especialistas, conduzir um veículo com sonolência pode ser tão perigoso quanto encarar a estrada depois de beber algumas doses de álcool.
Dentro deste contexto, a expressão popular “bêbado de sono” tem uma parcela de verdade, porque pessoas que permanecem acordadas de 17 a 19 horas têm performance no volante pior do que aqueles que apresentam nível de álcool no sangue (BAC) igual a 0,05%. Enquanto quem fica 24 horas sem dormir tem reações similares a quem apresenta BAC igual a 0,10%, de acordo com estudo publicado no New England Journal of Medicine.
Assim é importante o condutor programar paradas de descanso.