A Agrale apresenta em detalhes os projetos do ônibus híbrido, Hybridus, e do Marruá Elétrico em dois eventos. O primeiro foi levado para o Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana, encontro promovido com o objetivo de conhecer e avaliar as possibilidades de adequação das cidades para o transporte racional, no dia 13 de junho, em Caxias do Sul/RS. Já o segundo, é um dos destaques da Rio+20, reunião que defini a agenda mundial de desenvolvimento sustentável para as próximas décadas, esse ano realizada no Rio de Janeiro.
No Sul, a fabricante explicou que o Hybridus, modelo desenvolvido em parceria com a Siemens e a Cummins, é equipado com propulsores elétricos que seguem o conceito ELFA, item que permite a reutilização nas acelerações e retomadas com o armazenamento da energia de frenagem. Além disso, o motor diesel somente é acionado na partida ou quando for solicitada uma maior aceleração.
Ainda segundo a empresa, Dependendo da capacidade de armazenamento do sistema, o ônibus também pode ser operado apenas com energia elétrica, ou seja, sem qualquer emissão de gases e de ruídos.
No Rio de Janeiro, por sua vez, a Agrale mostrou o Marruá, veículo movido com motorização 100% elétrica e que possui duas baterias de sódio recarregáveis, com autonomia de aproximadamente 100 quilômetros.