Do total de 72,8 km de estrada, localizada entre os municípios mineiros de Belo Horizonte e Governador Valadares, na BR-381, apenas 18,8 km serão duplicados. A informação foi divulgada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Segundo o órgão, as obras de alargamento da rodovia naquela região serão feitas somente próximo às cidades de Periquito e Naque e nas interseções com outras rodovias, a um custo de R$ 182 milhões. Não há previsão de início das intervenções.

De acordo com estudo do Dnit,o tráfego na região deve ocorrer até 2014, com estimativa de circulação de 23 mil veículos diariamente, sendo 12 mil veículos leves e 10 mil de transporte de carga, além de ônibus e motos.

A ausência de projeto para garantir pistas duplas em toda a extensão do trecho de entre Governador Valadares e Belo Oriente contradiz um estudo do próprio órgão, de 2010. O levantamento apontou que, próximo a Belo Oriente, não há faixa adicional para veículos lentos, e, por esse motivo, são comuns filas e ultrapassagens perigosas. Segundo o Dnit, em muitos pontos serão implementadas terceiras faixas, o que deverá garantir mais segurança ao trânsito.

Fonte: O Tempo – MG