Um grupo de trabalho da Associação ECR Brasil desenvolveu um \”cadastro mínimo\” para melhorar a logística, reduzir a incidência de divergência e a falta de produtos nas prateleiras dos supermercados. O motivo é que no recebimento dos produtos é comum ocorrerem divergências, que resultam em atrasos e devoluções, ou no registro em duplicidade do mesmo artigo. Como conseqüência disso pode ocorrer a falta ou excesso de produtos, compras desnecessárias, inexatidão de estoques, etc.
A origem dos problemas de identificação ocorrem devido a mercadoria não ser registrada, falhas no cadastramento ou os responsáveis pelo recebimento não encontraram o item, por causa das diferenças entre códigos e nomenclatura da documentação fiscal e do sistema. Quando não é identificado corretamente, geram-se divergências entre estoques físicos e contábeis, causando rupturas e distorções nas compras e no reabastecimento.
A entidade orienta que essas situações poderiam ser evitadas com a adoção de um cadastro único, com estrutura e conteúdo padronizados, atualizado permanentemente e respaldado por processos adequados em todos os momentos nos quais se recebe, se movimenta ou são entregues produtos ao longo da cadeia. A implementação do sistema integrado irá gerar vantagens, trazendo maior agilidade e eficiência, uma vez que fornecedor, transportador e cliente passariam a utilizar o mesmo vocabulário e processos alinhados nas transações comerciais, diminuindo erros, prazos e custos, tanto dos fabricantes quanto dos clientes.
A entidade é um movimento global que nasceu nos Estados Unidos em 1997, reúne cerca de 100 empresas associadas e tem como missão difundir as ferramentas de Resposta Eficiente ao Consumidor (Efficient Consumer Response). As principais ferramentas são gerenciamento por categoria, reposição eficiente e troca eletrônica de dados.