805Para reduzir o impacto ao meio ambiente e a dependência do petróleo, a Iveco apresentou recentemente na Espanha o primeiro caminhão movido a GNC (Gás Natural Comprimido), implementado para distribuição alimentícia. Segundo a montadora, esse modelo emite níveis de óxidos de nitrogênio (Nox) inferiores aos da futura norma Euro 6, que entrará em vigor em 2012, e muito menos poluente do que os movidos a diesel. O novo Stralis possui 26 toneladas de capacidade e opera com motor Cursor 8 de 270cv movido a gás natural comprimido e está encarroçado com um furgão frigorífico Tecnove, com capacidade para 20 europalets, que possibilitam carga e descarga traseira.

A apresentação do novo veículo vem ao encontro das diretrizes da AECOC, Asociación Española de Codificación Comercial, entidade que reúne 24 mil empresas de transporte da Espanha e as estimula a tomar medidas para reduzir a atual dependência energética e o impacto ambiental que geram a partir de suas atividades. De acordo com essa entidade, o transporte por carretas representa atualmente cerca de 80% do consumo total de energia do setor de transportes daquele país, dos quais 50% são consumidos por veículos privados, 47% pelos veículos de transporte de mercadorias e 3% pelo transporte coletivo de passageiros. Do total de emissões de poluentes na atmosfera, 32% são de dióxido de carbono resultante da movimentação de todos os segmentos do transporte, setor que depende em 98,5% do uso do petróleo.

O gás natural é um combustível alternativo composto fundamentalmente por metano, hidrocarboneto que contém porcentagens de carbono claramente inferiores à gasolina e ao diesel. Assim, enquanto a gasolina contém cerca de 13,5% de hidrogênio e 86,5% de carbono e o diesel 13,5% de hidrogênio e 86,5% de carbono, o metano é formado por 25% de hidrogênio e 75% de carbono.  Já em relação às emissões sonoras, enquanto um motor diesel gera – a um metro de distância – ruídos de cerca de 95 decibéis, os movidos a gás natural permitem a redução desse volume, à mesma distância, chegando a emitir 90 decibéis.