Medida visa atrair mais empresas para as concorrências

1670Grandes bancos privados chegaram a um acordo com o governo federal nesta quinta-feira (12/09) para financiar as concessões de rodovias, parte de um programa de leilões de infraestrutura de quase R$ 500 bilhões que é a principal aposta da presidente Dilma Rousseff para acelerar o crescimento do país nos próximos anos.

No caso das rodovias a serem leiloadas, os bancos se comprometeram a financiar até 70 por cento dos investimentos, com custo de Taxa de Juros d 13e Longo Prazo (TJLP) acrescida de 2 por cento. O prazo total dos empréstimos será de 30 anos, com cinco anos de carência e pagamento em 25 anos.

\”É fundamental, para viabilizar essas concessões, primeiro que elas sejam bastantes rentáveis para atrair investidores. Em segundo lugar, que haja um modelo de financiamento para viabilizar todos os investimentos que serão feitos, que não são poucos\”, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a jornalistas.

Historicamente, as instituições financeiras privadas no Brasil não concedem crédito em prazos muito longos, exceto em áreas cujo \”funding\” é direcionado, devido ao risco de descompasso entre ativos e passivos. Hoje, a única fonte de empréstimo nessa condição é o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que ainda terá um papel importante para bancar os investimentos na infraestrutura logística.

Da Reuters/G1