Durante o Congresso SAE BRASIL 2008, entre 7 e 9 de outubro, em São Paulo, os avanços e os desafios tecnologia veicular, incluindo os ciclos Diesel e Otto, serão abordados durante o Painel Internacional \”Powertrain – Perspectiva Global: os mais recentes desenvolvimentos e tendências\”. Entre os participantes estará o Dr. Ulrich Dohle, presidente mundial da divisão Diesel Systems da Robert Bosch, para abordar as principais frentes de desenvolvimento de melhorias construtivas em motores diesel, como o down-sizing (motores menores e mais eficientes), sistemas de injeção de altíssima pressão, turbo-compressores de duplo estágio, filtros e catalizadores para tratamento dos gases de escape.
A partir destas novas soluções, o painel demonstrará o potencial tecnológico de aprimoramento dos motores a diesel, apresentando-os como uma eficiente proposta de motorização veicular, capaz de atender às legislações de emissões mais severas, como USA2010 e EURO6.
Segundo Mário A. Massagardi, diretor de Engenharia e Vendas da unidade Diesel Systems da Robert Bosch América Latina, o desenvolvimento dos motores Diesel tem como objetivo a redução dos gases poluentes, das emissões de gases de efeito estufa e consequentemente do consumo de combustível, sem se perder o desempenho. \”Os carros de passeio à Diesel EURO6 terão o dobro da potência especifica e poluirão 30 vezes menos que seus similares de 20 anos atrás\”, informa Massagardi.