A Robert Bosch América Latina participa do 1.º Colloquium SAE Brasil de Eletro-eletrônica Embarcada & Mostra de Engenharia, que será realizado nos dias 17 e 18 de maio, em Resende/RJ. A empresa estará representada pelas Unidades de Sistemas de Energia e Eletrônica Embarcada e Sistemas a Diesel, que apresentarão novidades e contribuirão com os debates.

No Evento Estudantil, voltado especificamente para universitários, a Unidade de Sistemas de Energia e Eletrônica Embarcada Bosch apresentará palestras sobre: O que faz o motor de partida; Redução de consumo e emissões com Start Stop; Tecnologias de alternadores de recuperação de energia.

\”Participar deste Colloquium é uma oportunidade para aproximar a Bosch de jovens engenheiros e apresentar o trabalho que é feito pelo Centro de Competência Mundial para o Desenvolvimento de Motores de Arrefecimento e Partida para Veículos Pequenos que fica sediado em Campinas (SP)\”, comenta Luis Filipe Pessoa, Supervisor de Vendas da Unidade de Sistemas de Energia e Eletrônica Embarcada.

Durante a Mostra de Engenharia o público poderá conferir um dos principais produtos desenvolvidos no Centro de Competência: o HEM – High Efficiency Module – sistema de arrefecimento desenvolvido pela engenharia da Bosch no Brasil, em parceira com a Alemanha e Estados Unidos. Com um inovador design de hélice e defletor, o HEM proporciona maior eficiência na vazão de ar para refrigeração do motor. O resultado é um consumo 10% a 30% menor de energia elétrica, gerando economia de combustível nos veículos que o utilizam.

Já a Unidade de Sistemas a Diesel, com fábrica instalada em Curitiba-PR, apresentará o Denoxtronic 2 – um sistema dosador que atua junto aos catalisadores SCR (Selective Catalytic Redution), reduzindo em até 85% as emissões de NOx e em até 40% de materiais particulados. Além disso, os participantes poderão conhecer o Experimento de Prototipagem Rápida, que otimiza o tempo de desenvolvimento dos softwares de controle da injeção eletrônica dos motores a diesel.