O aquecimento global e os acidentes de trânsito estarão em foco no XVI Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, a ser realizado de 28 a 30 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
O Congresso SAE BRASIL reúne as engenharias das diversas áreas da mobilidade, composta por montadoras de automóveis, ônibus, caminhões, máquinas agrícolas e de construção, aeronaves e trens, assim como a indústria de autopeças, para debater, apresentar e mostrar as tendências tecnológicas do setor, que poderão equipar os veículos no futuro. Um dos exemplos mais recentes é a tecnologia dos motores flexfuel, apresentada pela primeira vez na década de 1990 e que atualmente está presente na maioria dos modelos vendidos no Brasil.
Um grupo de 150 voluntários, engenheiros e profissionais que atuam no setor da mobilidade, já trabalha na organização do Congresso, que terá como tema central os Desafios da Engenharia da Mobilidade no Contexto Mundial. \”Esta é uma grande chance de a comunidade da mobilidade discutir o impacto de sua atividade ao meio ambiente e à sociedade, com destaque ao aquecimento global, seus efeitos e a nossa contribuição \’well-to-wheel\’, além de abrir o debate para a questão dos acidentes de trânsito, que representa um custo anual de R$ 28 bilhões\”, afirma José Henrique Senna, presidente do Congresso SAE BRASIL 2007 e gerente executivo de Assuntos Institucionais do Produto da Scania Latin América.
Além do alto custo financeiro, os acidentes no Brasil causam cerca de 35 mil mortes por ano, número próximo à Europa, onde a frota é 10 vezes superior. A redução de 10% nesses números significa uma economia – ou aumento na capacidade de investimento do País – de R$ 2,8 bilhões. \”Se reduzirmos a cada ano 10% sobre o ano anterior, em 5 anos teremos economizado R$ 36,8 bilhões e evitado 46 mil mortes prematuras\”, avalia Senna.