A cada ano, a falta de investimentos do governo na área de logística (portos, aeroportos, rodovias e ferrovias) faz o Brasil perder US$ 80 milhões por ano. Os cálculos foram feitos pelo coordenador do Núcleo de Infraestrutura e Logística da Fundação Dom Cabral, Paulo Rezende, e corresponde a 4% do Produto Interno Bruto (PIB), mesmo volume que o País precisa investir para acabar com os gargalos do setor.


Para Rezende, essa perda reflete diretamente a limitação de novos negócios, já que não há canais suficientes para escoar a produção. Ao lembrar que os aportes nesse sentido estão estagnados em 1,5% do PIB ao longo dos últimos 30 anos, ele aponta que esse resultado negativo está em fase de evolução, pois os governantes brasileiros tomam ações para atender necessidades de curto prazo. “Temos falta de projetos, planejamento e demora na execução das obras\”, dispara.


Segundo projeções do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES), dentro de quatro anos, o setor logístico receberá investimentos de R$ 121 bilhões.


Fonte: Brasil Econômico – IG