Apesar de praticar preços até 50% mais caros do que a concorrência, a Michelin acredita em aumento de 50% nas vendas no segmento de pneus para máquinas agrícolas em 2012. No ano passado, o crescimento foi de 180%. A empresa pretende também aumentar a sua participação no mercado que, segundo ela , é de 50% nos pneus radiais, e irá também destinar parte de seus investimentos anuais de € 600 milhões em tecnologia , além de convencer consumidores brasileiros a pagar mais pelo produto.
Como estratégia, a empresa realizou um teste auditado pela Fundação Vanzolini e afirma que seus produtos promovem uma economia de 30% de combustível em relação aos pneus diagonais produzidos pela concorrência. Além disso, no quesito compactação do solo – importante para a preservação de áreas de plantio -, o impacto dos pneus da marca é 45% menor do que os concorrentes, segundo a Michelin.
O teste contou com a participação de empresas como AGCO, John Deere e dos principais clientes frotistas da marca. Para o diretor comercial de pneus agrícolas da Michelin na América do Sul, Antonio Barbosa, o perfil dos clientes brasileiros está mudando. \”O mercado está percebendo que vale a pena investir mais em um produto com maior durabilidade e benefícios que a concorrência não oferece.\” Atualmente os pneus agrícolas da Michelin são produzidos na França, Espanha e Polônia e exportados para o Brasil.
Fonte: Brasil Econômico – IG