Muita gente já sabe que o novo Actros, cujas entregas aos transportadores brasileiros teve início em julho de 2020, tem a cabine parecida com a do modelo europeu, porém não é exatamente igual.

Isso porque o projeto da unidade produzida aqui no País recebeu modificações por parte da engenharia da Mercedes-Benz do Brasil para tornar o modelo mais adequado mercado nacional. Essa cabine, que segundo a Mercedes foi desenvolvida no Brasil, começará a ser produzida na Alemanha no próximo mês de abril e estará disponível no mercado de 24 países europeus.

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Com a idetificação Actros F, cabine modificada pela engenharia do Brasil será produzida na Alemanha para o mercado de 24 países europeus

“Esta é a primeira vez que a empresa exporta um projeto desse porte para nossa matriz, o que traz muito orgulho e satisfação para todos nós”, comemorou Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. O caminhão com essa cabine é identificado como Novo Actros F.

Uma das principais diferenças em relação à unidade do modelo europeu está na altura externa mais baixa, com área frontal de menor resistência aerodinâmica. Leoncini lembra que essa mudança contribui para a redução do consumo de combustível.

“Nas estradas brasileiras essa solução resulta em redução de até 1% no consumo de diesel. Numa frota com 200 caminhões pode significar economia de até R$ 500 mil em um ano”, acrescentou. A altura interna chega a 1,84 m entre o assoalho e o teto. Outro diferencial está no menor número de degraus de acesso.

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Roberto Leoncini: ouvimos muito os transportadores e motoristas aqui no Brasil até chegarmos a essa cabine

Item de série no Actros produzido no Brasil, cabine mais baixa atende operações com restrição de altura do veículo. Leoncini observa que as mudanças foram aplicadas para atender as características do transporte no País e as demandas de transportadores e carreteiros identificadas em pesquisas e demonstrações.

“Ouvimos muito os transportadores e motoristas aqui no Brasil até chegarmos a essa cabina, que além da facilidade de acesso oferece um espaço interno amplo, confortável e extremamente ergonômico”, concluiu o executivo.