A partir de março, os caminhões Volkswagen Constellation dos modelos rígidos 24.280, 24.330, 30.280, 30.330, começam a sair da linha de produção conectados com a RIO Box instalada de série. O serviço já era disponibilizado no elétrico e-Delivery e nos cavalos mecânicos Constellation e Meteor. Nos demais veículos da marca o serviço continua sendo item opcional.
A função da RIO Box na frota conectada é garantir o acesso do cliente aos dados a todo além disponibilizar consultoria de performance e economia. A montadora informa ainda que além de conectados, os veículos sairão de fábrica com a RIO Premium conectada – o pacote mais completo da empresa – por um período de demonstração gratuita por 90 dias.
De acordo com a VWCO, a implementação da plataforma RIO proporciona ao cliente ganho médio de rentabilidade de 15%, vindos da redução dos custos operacionais a partir do melhor gerenciamento do veículo e da frota em termos de manutenção, logística, reorganização de rotas e segurança.
A telemetria e a conectividade do RIO fazem uma integração total entre veículo, frotista, motorista, concessionário e cliente final, permitindo essa tomada de decisão em tempo real, otimizando o dia a dia. Segundo a montadora, a plataforma tem mais de 1 bilhão de terabites tratados, prontos para se transformarem em conhecimento que gera ganhos aos clientes.
“Nós acreditamos em um futuro de gestão de frotas altamente conectado, em que as informações são cruciais para o sucesso do negócio de nossos clientes, promovendo economia, eficiência, segurança e sustentabilidade. É isso que gradativamente temos provado aos frotistas e proprietários de veículos VW no Brasil”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.