A quarta edição da Caravana Siga Bem Caminhoneiro saiu de São Paulo e está a caminho de Santa Catarina, e em 26 de junho estará na cidade de Araranguá. Sua missão principal é combater a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas, divulgar o Disque 100 para denúncia, além da campanha de racionalização do uso de combustíveis (Conpet), Siga Bem Mulher 2008, com ações para a conscientização sobre a violência contra a mulher, além de um canal de denúncias 180, entre outros.

A Caravana abrange uma série de ações como a No ano em que a Caravana foi lançada, o Disque Denúncia recebia diariamente, em média, 12 denúncias sobre exploração de crianças. Atualmente, registra mais de 70 denúncias efetivas por dia. Nos três primeiros anos, a Caravana percorreu mais de 80 mil km, uma centena de cidades e contactou cerca de 1 milhão de profissionais do mercado de transporte rodoviário. No Brasil, segundo estimativas, existem cerca de 2 milhões de caminhoneiros.

– Cinema e teatro

Outra ação da Caravana, o Cine BR em Movimento, segundo os organizadores valoriza o cinema nacional, contribui com o entretenimento e conscientiza os caminhoneiros. O espaço da Caravana também é utilizado para a apresentação da peça teatral \”Um Anjo na Boléia\”, sobre segurança nas estradas. O tema nesse ano ganha a dimensão de sua gravidade estatística, mais de 40.000 mortes no ano passado, e é abordado pelo Departamento de Ensino da Polícia Rodoviária Federal, através de palestras, oficinas e estações de serviço voltadas ao caminhoneiro.