O presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, Paulo Bellini, recebeu em 18 de junho, no Porto Alegre Country Club, o prêmio Personalidade Exportação da 36ª edição do Prêmio Exportação RS. O executivo foi nomeado pelo seu empenho para facilitar as exportações no Estado, que resultou em importantes feitos para o setor exportador, e também pelo incentivo a outros grupos empresariais para a abertura de novos mercados.

Nascido em Caxias do Sul, Paulo Bellini é conhecido pela valorização e importância que dedica aos colaboradores da Marcopolo. Depois de uma visita ao Japão para conhecer as operações das principais montadoras, Paulo Bellini introduziu, em 1986, nas unidades da empresa na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, o sistema de produção Marcopolo, focado na valorização e aperfeiçoamento dos colaboradores.

Ele percebeu desde cedo que uma linha de montagem não padronizada apresenta enormes dificuldades operacionais no fluxo regular, principalmente na produção em larga escala. Por essa razão, compreendeu a importância e procurou valorizar a dedicação dos seus colaboradores, buscando um ambiente solidário e que estimulasse o orgulho em se fazer parte da empresa e pelos ônibus fabricados. Hoje, os principais diferenciais competitivos da Marcopolo estão na sua flexibilidade de produção, processos produtivos e na formação de sua mão-de-obra.