Peça importante pelo sucesso da DAF no mercado brasileiro, o Centro de Distribuição de Peças Paccar Parts completou um ano de operação com grande comemoração dos resultados obtidos no período. Divisão do Grupo Paccar, ao qual também pertence a montadora de caminhões, a unidade instalada na cidade paranaense de Ponta Grossa aumentou em 100% o volume de peças comercializadas no período, entre outras conquistas.

Com portfólio de produtos composto pelas linhas Peças Genuínas DAF, Peças Genuínas PACCAR e linhas multimarcas TRP (para caminhões de outros fabricantes), o Centro de Distribuição foi viabilizado no Brasil com investimento inicial de R$ 100 milhões. Conta com moderna tecnologia para operação e logística de peças e sua área construída de 6mil m² tem capacidade para armazenar mais de 50 mil locações.

Centro de Distribuicao Brasil foto aerea scaled
Centro de Distribuição Paccar Parts inaugurado em julho de 2020, ao lado da fábrica da DAF, em Ponta Grossa/PR

No primeiro ano de funcionamento o Centro de Distribuição ganhou também aumento de capacidade e de agilidade no atendimento aos clientes, conforme explicou Carlos Tavares, diretor executivo da Paccar Parts Brasil. De acordo com ele, as entregas de peças passaram a ser feitas na metade do tempo. “Antes eram 5 dias, agora são 3. É uma alegria que possamos fazer entregas com maior frequência”, contou.

Outro avanço apontado pelo executivo se refere à quantidade de entregas semanais. Atualmente já são feitas duas e há planejamento para três, tornando a chegada dos itens ao concessionário mais rápida. Outro ponto destacado é o aumento constante da quantidade de linhas de peças enviadas à rede. “Antes eram despachadas diariamente250 linhas, hoje são 500. Já houve dias de chegar a 600”. Então, estamos continuamente crescendo, também com ferramentas e pessoas”, complementou.

Carlos Tavares 4
Carlos Tavares comemora os avanços alcançados no primeiro ano de operação 

Os avanços conquistados se devem também ao crescimento das vendas de caminhões DAF, especialmente de novos componentes das novas linhas XF e CF. Além disso, a frota em circulação de veículos da marca no Brasil já chega a quase 15 mil unidades, tornando necessária maior movimentação de peças genuínas, além da demanda da linha multimarcas TRP, cujas vendas já representam cerca de 30% do volume comercializado.

“Estamos preparados para o crescimento do número de caminhões DAF em circulação para os próximos anos. Investimos continuamente em sistema de otimização de espaço físico. Onde hoje seriam ocupadas três locações, com realinhamento ocupamos duas. O sistema nos ajudará chegar aos 10 anos do Centro de Distribuição, conforme foi projetado, com ocupação dos espaços de forma saudável”, afirmou.

PACCAR Experience PPB 9 scaled
Centro de Distribuição atende a rede DAF de concessionários com componentes genuinos e as lojas TRP com peças para caminhões de outros fabricantes

Carlos Tavares destacou também outras conquistas obtidas pelo Centro de Distribuição, como o aumento de 120% no faturamento e ampliação em 60% do inventário de produtos. “Em um ano de operação compramos três empilhadeiras, fizemos melhorias do sistema e estamos nos programando para uma nova inclusão de tecnologia no sistema, o qual exige investimento permanente”, explicou.

Sobre as peças multimarcas TRP, atualmente a linha já atende a todas as marcas com linhas de filtros, lonas e freio entre outros, conforme disse. Contou que está ampliando a oferta, com reparos para motor e caixa de câmbio, para todas as marcas de caminhão, destacando que se trata de itens mais complexos, de maior valor agregado, por isso há o cuidado de o fornecedor ter de cumprir todos os requisitos para receber aprovação e liberação.

“Temos a responsabilidade de oferecer somente itens que dão segurança ao transportador e isso inclui investimento em engenharia e tempo para desenvolver as peças”, explicou, acrescentando que o portifólio do Centro de distribuição cresce na média de 40 peças por mês.

Ainda de acordo com Carlos Tavares, as peças TRP estas são mais requisitadas pelo transportador que não quer correr o risco de ter problema no caminhão, pois são itens de qualidade e com preço competitivo. O executivo falou do trabalho para convidar e levar pessoas e caminhões de outras marcas para conhecer as concessionárias, peças e a mão de obra competitiva, para transportador ter confiança de parar em qualquer uma das concessionárias DAF ou lojas TRP.

Além das 45 concessionárias (serão 53 até o final de 2021), atualmente são 5 lojas TRP, as quais não têm caminhões a venda, apenas peças e serviços. Esses pontos estão localizados em Palmital/SP, Divinópolis/MG, São Luiz e Estreito/MA Bom Jesus/Piaui. “As lojas TRP estão sempre localizadas próximas dos frotistas ou em pontos estratégicos no caminho dos motoristas”.

Na opinião do executivo, o número de concessionárias tem de crescer, porém, a quantidade de pontos de atendimento deve ser maior. “Em nossa visão, a grande chave do sucesso é dar atendimento o mais próximo possível ou onde o cliente precisa. Isso significa, observou, também estar em rotas importantes, de fácil acesso.

LOJA TRP
Lojas TRP comercializam peças para todas marcas de caminhão. Atualmente existem 5 unidades instaladas em pontos estratégicos entre concessionárias

”As lojas TRP vão ganhar um volume muito grande em relação às concessionárias”, ressaltou reforçando a estratégia de ter sempre uma unidade em pontos não muito distantes do concessionário. Para isso, mais seis lojas TRP já estão sendo preparadas.

“Aí eu volto para o para o nosso Centro de Distribuição, que é a conexão com essas lojas, para as quais enviamos as peças direto de Ponta Grossa, sem perda de tempo. Isso garante mais disponibilidade para o cliente. Se não tivéssemos o CD não poderíamos ter essas lojas TRP”, diz o executivo.

Para os próximos meses, a Paccar Parts espera crescimento de 130% e terminar 2021 com resultado 140% superior a 2020. “Estamos empolgados com o bom desempenho da empresa para este ano. A DAF lançou novos modelos de caminhões, incluindo o inédito CF rígido 8×2, que certamente impulsionará também os nossos resultados”, finaliza Carlos Tavares.