A Pesquisa CNT de Rodovias 2016, que avalia a situação de toda a malha federal e estadual pavimentada do Brasil, aponta que as rodovias concedidas à iniciativa privada apresentaram avaliação superior às que são administradas pelo poder público.
Dados mostram que 78,7 % da malha concedida pesquisada teve avaliação ótima ou boa. No ranking das 109 ligações rodoviárias, as 19 melhores rodovias do Brasil são administradas por concessionárias. Das 30 melhores rodovias, 27 são concedidas a iniciativa privada.
“O programa brasileiro de concessões de rodovias já tem vinte anos de história e a pesquisa confirma o sucesso do modelo. Nos últimos 20 anos, os trechos provados receberam investimentos na ordem de R$ 50 bilhões da iniciativa privada e outros R$ 20 bilhões estão programados para os próximos cinco anos”, completa César Borges, presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias.
Rodovias sob gestão pública apresenta desempenho negativo
De acordo com a pesquisa 67,1% apresentam algum tipo de deficiência e estão classificados como regular, ruim ou péssimo. “Como as rodovias são responsáveis pela maioria da movimentação de cargas que circulam pelo País, as más condições de conservação e sinalização das estradas representam um dos principais gargalos. Isso reflete a necessidade constante de investimentos do poder público, somados com a capacidade de atuação da iniciativa privada, expressa nas concessões”, ressalta César Borges.
Tamanho da malha rodoviária brasileira
A pesquisa aponta que a malha rodoviária pavimentada do Brasil é pequena, principalmente quando comparada com a de outros países de dimensão territorial semelhante. No Brasil, são aproximadamente 25 km de rodovias pavimentadas para cada 1.000 km2 de área, o que corresponde a apenas 12,3% da extensão rodoviária nacional. Nos Estados Unidos, são 438,1 km por 1.000 km2 de área. Na China, 359,9 km e na Rússia, 54,3 km. O Brasil é um país que necessita, e muito, de investimento em infraestrutura de uma forma geral. Nós precisamos de mais e melhores estradas, de ferrovias, de portos, de aeroportos de transporte pelos mares e rios”, aponta César Borges.
Ranking das 19 melhores rodovias do Brasil
Pos. | Rodovias | Ligação | Concessionária |
1º | SP-310/BR-364, SP-348 | São Paulo SP – Limeira SP | CCR AutoBan |
2º | SP-225/BR-369 | Bauru SP – Itirapina SP | Centrovias |
3º | BR-050, SP- 330/BR-050 |
São Paulo SP – Uberaba MG | CCR AutoBan, Intervias, Autovias e Vianorte |
4º | SP-070 | São Paulo SP – Taubaté SP | Ecopistas |
5º | SP-326/BR-364 | Barretos SP – Bueno de Andrade SP | AB Triângulo do Sol e Tebe |
6º | SP-330/BR-050, SP-333 | Ribeirão Preto SP – Borborema SP | AB Triângulo do Sol |
7º | SP-255, SP-280/ BR-374 | São Paulo SP – Itaí SP – Espírito Santo do Turvo SP | CCR SPVias, CCR ViaOeste e AB Colinas |
8º | SP-255, SP-318, SP-334, SP-345 |
Araraquara SP – São Carlos SP – Franca SP – Itirapuã SP |
AB Triângulo do Sol e Autovias |
9º | SP-300 | Tietê SP – Jundiaí SP | AB Colinas |
10º | SP-322, SP-322/ BR-265, SP-323, SP-330/BR-050, SP-351 |
Catanduva SP – Taquaritinga SP – Ribeirão Preto SP |
Tebe e Vianorte |
11º | SP-065, SP-340 | Campinas SP – Jacareí SP S | Rota das Bandeiras |
12º | SP-310/BR-364, SP-310/BR-456, SP-330/BR-050 |
Limeira SP – São José do Rio Preto SP |
AB Triângulo do Sol, Centrovias e CCR AutoBan |
13º | SP-209, SP-300, SP-300/BR-154, SP-300/BR-262 |
Engenheiro Miller SP – Jupiá SP |
Rodovias do Tietê e ViaRondon |
14º | SP-215/BR-267, SP-350, SP-350/ BR-369 |
São Carlos SP – S. João Boa Vista SP – S. José Rio Pardo SP |
Intervias |
15º | SP-127, SP-127/ BR-373 |
Rio Claro SP – Itapetininga SP |
AB Colinas e CCR SPVias |
16º | SP-075, SP-340, SP-342, SP-344 |
Sorocaba SP – Cascata SP – Mococa SP |
AB Colinas, Renovias e CCR Viaoeste |
17º | MG-290, SP-191, SP-352 |
Campo do Coxo SP – Eleutério SP |
Intervias |
18º | SP-147, SP-147/ BR-373 |
Piracicaba SP – Mogi Mirim SP |
Intervias |
19º | SP-055/BR-101, SP-150/BR-050, SP-160 |
São Paulo SP – São Vicente SP (Imigrantes/ Anchieta) |
Ecovias |
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