A Pesquisa CNT de Rodovias 2016, que avalia a situação de toda a malha federal e estadual pavimentada do Brasil, aponta que as rodovias concedidas à iniciativa privada apresentaram avaliação superior às que são administradas pelo poder público.

Dados mostram que 78,7 % da malha concedida pesquisada teve avaliação ótima ou boa. No ranking das 109 ligações rodoviárias, as 19 melhores rodovias do Brasil são administradas por concessionárias. Das 30 melhores rodovias, 27 são concedidas a iniciativa privada.

“O programa brasileiro de concessões de rodovias já tem vinte anos de história e a pesquisa confirma o sucesso do modelo. Nos últimos 20 anos, os trechos provados receberam investimentos na ordem de R$ 50 bilhões da iniciativa privada e outros R$ 20 bilhões estão programados para os próximos cinco anos”, completa César Borges, presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias.

Rodovias sob gestão pública apresenta desempenho negativo

De acordo com a pesquisa 67,1% apresentam algum tipo de deficiência e estão classificados como regular, ruim ou péssimo. “Como as rodovias são responsáveis pela maioria da movimentação de cargas que circulam pelo País, as más condições de conservação e sinalização das estradas representam um dos principais gargalos. Isso reflete a necessidade constante de investimentos do poder público, somados com a capacidade de atuação da iniciativa privada, expressa nas concessões”, ressalta César Borges.

Tamanho da malha rodoviária brasileira

A pesquisa aponta que a malha rodoviária pavimentada do Brasil é pequena, principalmente quando comparada com a de outros países de dimensão territorial semelhante. No Brasil, são aproximadamente 25 km de rodovias pavimentadas para cada 1.000 km2 de área, o que corresponde a apenas 12,3% da extensão rodoviária nacional. Nos Estados Unidos, são 438,1 km por 1.000 km2 de área. Na China, 359,9 km e na Rússia, 54,3 km. O Brasil é um país que necessita, e muito, de investimento em infraestrutura de uma forma geral. Nós precisamos de mais e melhores estradas, de ferrovias, de portos, de aeroportos de transporte pelos mares e rios”, aponta César Borges.

Ranking das 19 melhores rodovias do Brasil

 

Pos. Rodovias Ligação Concessionária
SP-310/BR-364, SP-348 São Paulo SP – Limeira SP CCR AutoBan
SP-225/BR-369 Bauru SP – Itirapina SP Centrovias
BR-050, SP-
330/BR-050
São Paulo SP – Uberaba MG CCR AutoBan, Intervias, Autovias e Vianorte
SP-070 São Paulo SP – Taubaté SP Ecopistas
SP-326/BR-364 Barretos SP – Bueno de Andrade SP AB Triângulo do Sol e Tebe
SP-330/BR-050, SP-333 Ribeirão Preto SP – Borborema SP AB Triângulo do Sol
SP-255, SP-280/ BR-374 São Paulo SP – Itaí SP – Espírito Santo do Turvo SP CCR SPVias, CCR ViaOeste e AB Colinas
SP-255, SP-318,
SP-334, SP-345
Araraquara SP – São
Carlos SP – Franca SP –
Itirapuã SP
AB Triângulo do Sol e Autovias
SP-300 Tietê SP – Jundiaí SP AB Colinas
10º SP-322, SP-322/
BR-265, SP-323,
SP-330/BR-050,
SP-351
Catanduva SP –
Taquaritinga SP –
Ribeirão Preto SP
Tebe e Vianorte
11º SP-065, SP-340 Campinas SP – Jacareí SP S Rota das Bandeiras
12º SP-310/BR-364,
SP-310/BR-456,
SP-330/BR-050
Limeira SP – São José do
Rio Preto SP
AB Triângulo do Sol, Centrovias e CCR AutoBan
13º SP-209, SP-300,
SP-300/BR-154,
SP-300/BR-262
Engenheiro Miller SP –
Jupiá SP
Rodovias do Tietê e ViaRondon
14º SP-215/BR-267,
SP-350, SP-350/
BR-369
São Carlos SP – S. João
Boa Vista SP – S. José Rio
Pardo SP
Intervias
15º SP-127, SP-127/
BR-373
Rio Claro SP –
Itapetininga SP
AB Colinas e CCR SPVias
16º SP-075, SP-340,
SP-342, SP-344
Sorocaba SP – Cascata
SP – Mococa SP
AB Colinas, Renovias e CCR Viaoeste
17º MG-290, SP-191,
SP-352
Campo do Coxo SP –
Eleutério SP
Intervias
18º SP-147, SP-147/
BR-373
Piracicaba SP – Mogi Mirim
SP
Intervias
19º SP-055/BR-101,
SP-150/BR-050,
SP-160
São Paulo SP – São
Vicente SP (Imigrantes/
Anchieta)
Ecovias

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